Boeing contra-ataca Airbus com novos 747-Large e 787

Por Gazeta Admininstrator

O Boeing 747-400, também conhecido como Jumbo, acaba de ganhar uma versão cargueiro. O 747 Large Cargo Freighter, ou grande cargueiro, deve entrar em atividade em 2007 para transportar partes inteiras de aviões da empresa - será uma das peças fundamentais da logística para construir o 787 Dreamliner, para linhas comerciais.
O novo Boeing cargueiro pode carregar os maiores volumes de carga do mundo: tem capacidade três vezes maior do que a de um 747 comum. A única limitação é o peso - até 200 toneladas no total. Isso não chega a ser problema, porque as cargas a serem transportadas serão grandes, mas relativamente leves.

A Boeing planeja construir dois cargueiros, com uma força tarefa internacional. A espanhola Gamesa criará a parte traseira, que permitirá a abertura total da cauda do avião. O resto da fuselagem está sendo desenhada na fábrica sede da Boeing em Everett, na filial da empresa em Moscou e na divisão Rocketdyne, na Califórnia.
O avião será montado pela Evergreen Aviation Technologies Corporation, de Taiwan. Com isso, a Boeing espera reduzir em até 40% o custo do transporte de partes e diminuir de 30 para apenas um dia o prazo para entrega.

O avião multinacional
Já o novíssimo 787, que entrará em operação também em 2007, inaugurará uma nova fase na produção de aeronaves da Boeing. A empresa montará as aeronaves a partir de grandes porções estruturais montadas pelos fornecedores, em várias partes do mundo.
Essa, estratégia já é usada pela Airbus e pela brasileira Embraer, com grande sucesso.