Boko Haram faz mais de 1,4 milhão de crianças serem deslocadas

Por Gazeta News

[caption id="attachment_94206" align="alignleft" width="300"] Foto: Flickr[/caption]

Por causa das ações violentas e ameaças do grupo extremista Boko Haram, o número de crianças, a maioria delas abaixo dos 5 anos de idade, deslocadas já ultrapassou 1,4 milhão na Nigéria e nos países vizinhos, segundo a agência da ONU para a infância (Unicef). Nos últimos cinco meses, foram 500 mil crianças que tiveram que deixar suas casas. Ao menos 265 mil crianças foram retiradas também em Camarões, Chade e Níger.

De acordo com os recentes números da agência, mais de 2,1 milhões de pessoas foram deslocadas pelo conflito com o grupo jihadista. Dois terços foram de crianças e adolescentes, segundo a ONU.

Com a retirada de vários territórios do grupo terrorista islâmico por parte da coalizão africana liderada pelo Chade, o grupo se focou em realizar atentados e ataques isolados. Desde a posse do novo presidente, Muhammadu Buhari, a Nigéria intensificou sua campanha militar. No entanto, ataques com mulheres e crianças-bomba vitimaram centenas de pessoas. Um dos campos improvisados por agências humanitárias é o de Assaga. Por lá, crianças só conseguem comer quando chegam novos carregamentos de comida, dormem em tendas improvisadas e estão à mercê de mosquitos.

Segundo o Unicef, apenas 32% do auxílio humanitário necessário de $50 milhões de dólares para a região no entorno do Lago Chade foi entregue. A agência alerta para o risco de epidemias de cólera e sarampo. Fonte: Agências internacionais.