Boko Haram já sequestrou mais de 2 mil mulheres na Nigéria

Por Gazeta News

nias-nigeria-video-boko-haram
[caption id="attachment_85016" align="alignleft" width="300"] Boko Haram negocia intercâmbio de prisioneiros por meninas sequestradas[/caption]

O grupo terrorista nigeriano Boko Haram sequestrou pelo menos 2 mil mulheres e meninas no Nordeste da Nigéria desde o início de 2014. A informação consta no relatório divulgado pela Anistia Internacional, no dia 14, um ano após o rapto de 279 alunas da Escola Chibok – das quais ainda não se sabe o paradeiro de 219 delas - que gerou grande repercussão em todo o mundo.

O documento tem como base depoimentos de aproximadamente 200 testemunhas, incluindo 28 mulheres e meninas sequestradas e que conseguiram fugir do cativeiro. Além dos sequestros, o relatório denuncia vários crimes de guerra e contra a humanidade praticados pelo grupo radical islâmico, como a morte de mais de 5,5 mil civis em confrontos no Nordeste da Nigéria no período.

“Homens e mulheres, meninos e meninas, cristãos e muçulmanos foram mortos, raptados e brutalizados pelo grupo durante um período de terror que afeta milhões”. Testemunhas indicam que o grupo utiliza métodos brutais. Enquanto homens e meninos são recrutados para as fileiras de militantes ou executados sumariamente, as mulheres jovens e meninas são sequestradas e presas, com relatos de estupros e casamentos forçados em alguns casos. Elas também são obrigadas a participar de ataques armados, algumas vezes contra suas próprias aldeias.