Brasil: 1,4% é o crescimento do PIB no primeiro trimestre.

Por Gazeta Admininstrator

De acordo com pesquisa divulgadas, nesta quarta-feira (31), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a economia brasileira teve alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2006. Esses dados são referentes à comparação feita aos 3 últimos meses de 2005.

Trata-se do melhor desempenho desde o terceiro trimestre de 2004, quando a expansão foi de 1,5%.

Os números do primeiro trimestre significam um crescimento anualizado de 5,7%. Em 2005, o PIB teve expansão de apenas 2,3%.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) comemorou os dados da pesquisa e aproveitou para dizer que a previsão de crescimento para este ano é de 4,5%.

Os indíces do trimestre ficou um pouco abaixo do previsto por especialistas ouvidos pela reportagem, que projetavam taxa de crescimento para o PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas por país) entre 1,5% e 1,9% no período.

Em relação ao primeiro trimestre de 2005, houve expansão de 3,4% na economia. Nos últimos 12 meses, até março, o PIB cresceu 2,4%.

Principais fatores

Queda dos juros, aumento do crédito, expansão dos investimentos, melhora no nível de atividade industrial, crescimento das vendas do comércio, incentivos fiscais em alguns setores e aumentos de gastos públicos em ano eleitoral são os principais fatores que impulsionaram a economia do país no período.

"Houve uma confluência de fatores positivos durante o primeiro trimestre que estimulou a economia", afirmou Caio Megale, da Mauá Investimentos.

Os três setores que compõem o PIB tiveram crescimento em relação ao quarto trimestre, com destaque para indústria, com expansão de 1,7%. Agropecuária e serviços cresceram 1,1% e 0,8%, respectivamente. Já em relação a igual período do ano passado, agropecuária teve leve queda de 0,5%, indústria cresceu 5% e serviços avançou 2,8%.