Brasil começa preparativos para receber Obama

Por Gazeta Admininstrator

A convite da presidente Dilma Rousseff, o presidente Barack Obama visitará o Brasil nos dias 19 e 20 de março. Esta será a primeira visita de Obama à América do Sul, e visitará também o Chile e El Salvador.

Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores está de viagem marcada para os Estados Unidos para iniciar os preparativos para a visita. De acordo com o Itamaraty, a preparação do encontro entre os dois chefes de estadow inclui reuniões do ministro das Relações Exteriores com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Segundo informações do Itamaraty, os conflitos no Oriente Médio e a situação no Haiti serão temas discutidos na reunião. Assuntos econômicos, como comércio e investimentos, também serão contemplados na agenda de Patriota nos Estados Unidos.

Também serão fechadas importantes parcerias bilaterais, ‘para reforçar o compromisso do presidente com a região e para avançar nos esforços dos Estados Unidos para se trabalhar como parceiros igualitários na hora de lidar com os desafios existentes no continente’.

Divergências
Esperava-se uma visita de Obama ao Brasil desde o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas a viagem acabou sendo adiada várias vezes, em meio a um certo esfriamento das relações bilaterais devido a divergências sobre vários temas nos últimos dois anos.

No ano passado, as divergências foram acentuadas pela aproximação de Lula com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. O Brasil não apoiou a aplicação de uma nova rodada de sanções da ONU contra o programa nuclear iraniano, aprovada pelo Conselho de Segurança em junho.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI