Brasil conquista o pentacampeonato no Grand Prix

Por Gazeta Admininstrator

Uma semana depois do pentacampeonato da seleção masculina de vôlei na Liga Mundial, as meninas do Brasil também conseguiram seu quinto título no Grand Prix, o equivalente à Liga no feminino. Na madrugada desta segunda-feira, o Brasil venceu a Itália por 3 sets a 2 (25/20, 22/25, 25/21, 27/29 e 15/7) na última rodada do hexagonal decisivo.

As duas equipes chegaram ao jogo final empatadas na liderança, com sete pontos, e quem vencesse ficaria com a taça. A partida foi bastante disputada, especialmente no quarto set. Vencendo o jogo por 2 a 1, o Brasil esteve perto da vitória mas desperdiçou dois match-points e permitiu a virada italiana.

Mas, no último set, a seleção brasileira entrou em quadra determinada a levar a taça. Sem se abater pela perda do set anterior, o time do técnico José Roberto Guimarães abriu uma vantagem de sete pontos (8 a 1) e, mantendo-se sempre na frente, garantiu o título.

- A gente saiu muito na frente no último set, abrimos 8 a 1 e conseguimos administrar o jogo. As meninas estão de parabéns - disse Guimarães.

O Brasil, primeira seleção pentacampeã no Grand Prix, fez uma boa campanha no campeonato, com 11 vitórias em 13 jogos. A única equipe a vencer o Brasil foi a campeã olímpica China, na fase decisiva e na penúltima rodada do hexagonal.

A seleção brasileira feminina de vôlei já tinha sido campeã do Grand Prix em 1994, 1996, 1998 e 2004. Ano passado, o Brasil também venceu a Itália na decisão.