Brasil e brasileiros são colocados em foco

Por Marisa Arruda Barbosa

Diretoria eleita

Com painéis registrando aumentos de 40% até 200% de crescimento no número de participantes registrados, a sétima edição anual do “Focus-Brazil North America” - Seminário Internacional de Cultura, Promoção do Idioma & Mídia Brasileira -, incentivou, entre os dias 2 e 5 de maio, importantes discussões para colocar o Brasil e o brasileiro que vive nos Estados Unidos em foco.

De acordo com a PMM (Plus Media Marketing), mais de 700 Congressistas, 52 palestrantes convidados e delegações de 11 países e 16 estados norte-americanos passaram, nesses dias, pelo Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale, onde aconteceu o evento.

O Focus Brazil contou com a abertura oficial do embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, cônsul-geral do Brasil em Miami, no dia 2, que esteve presente no Workshop Estudantil dos condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach. Coordenados pela AOTP-American Organization of Teachers of Portuguese e Fundação Vamos Falar Português, os concursos tiveram a participação de 600 trabalhos e, mais uma vez, os estudantes finalistas lotaram as salas Abdo New River e Einstein, do Broward Center.

Português em alta

A promoção do idioma português foi o grande destaque do evento, com a realização do I Encontro Mundial do Ensino de Português (EMEP), com a participação de cientistas, professores, pesquisadores e delegações de diversos estados norte-americanos, Brasil, Canadá, Japão, Reino Unido, Portugal, Cabo Verde, México, Holanda, Irlanda, Jamaica, Paraguai e Trinidad & Tobago.

Durante o EMEP, que durou dois dias, foram anunciados dois importantes programas de apoio ao ensino de português no exterior. Os representantes do Banco do Brasil, Leandro Alves (Eurobank/BB Americas) e Maurício Leonado Jr. (BB Money Transfers) anunciaram o PAEP - Programa de Apoio ao Ensino de Português que, em seu primeiro ano de efetivação, 2012/2013, contemplou com $50 mil dólares, 10 instituições e iniciativas de ensino e promoção do português nos Estados Unidos. Entre as escolhidas, quatro são da Flórida.

Já a TV Globo Internacional, através do diretor de distribuição, Marcelo Spinola, e com a presença do gerente de responsabilidade Social da Rede Globo, Raphael Vandystadt, deu início ao Programa “Aprendendo Português” que, em seu primeiro estágio, beneficiou as instituições Abrace (Washington DC) e Contadores de Histórias (São Francisco, Califórnia), com o compromisso de estender esse apoio com materiais educativos e livros didáticos.

A respeito dos livros didáticos, profissionais envolvidos com o ensino de português se referiram ao problema da publicação de livros em português nos Estados Unidos. “As editoras ainda dizem que não compensa publicar livros aqui, por não haver um número de alunos suficientes”, disse Mary Risner, da University of Florida.

Painel sobre Mídia Comunitária e eleição da ABI na programação

O painel “Mídia Comunitária Brasileira” contou com representantes de 48 mídias de 12 estados norte-americanos e mais Brasil, Japão, Holanda e Reino Unido.

Durante o evento, a mídia que serve brasileiros no exterior pode compartilhar as dificuldades dadas pela nova realidade do êxodo de brasileiros voltando à terra local, por diversos motivos, mas principalmente o econômico.

Celso Braz, do BrasilBestMedia, em São Francisco (CA), sugeriu que, para se adaptar a uma nova realidade, é necessário que se melhore o atendimento, que se aprenda novas mídias e se estabeleça o valor comercial delas.

Sérgio Monteiro, CEO do International Media Expert, abordou a adaptação à realidade, com mudanças editoriais, como o alvo em turistas brasileiros e diminuição de cobertura sobre o Brasil. “Não há como concorrer com a mídia comunitária”, disse Monteiro. “A cobertura local sempre ganha”.

ABI-Inter A Associação Brasileira de Imprensa Internacional ealizou uma reunião executiva para os associados, onde foram discutidos assuntos

pautados, de interesse da entidade e, após, realizada eleição para escolha da nova diretoria. Representantes da mídia brasileira em diversos lugares do mundo, estiveram presentes. Na ocasião, apenas uma chapa concorreu a eleição, vencendo por unanimidade. O presidente, Zigomar Vulema, foi reeleito, tendo como vice, Moises Apsan; secretária, Laine Furtado; segundo secretário, Gilvan DeSergipe; tesoureiro, Eraldo Manes; segundo tesoureiro, Ana Martins; Conselho de Ética: Edilberto Mendes, Fernanda Cirino, Marcia Curvo, Edirson Paiva, Roberto Lima e Paulo Monauer; Conselho Fiscal: Ady Coutinho, Marco Alevato e Cesar Gomes; Relações Públicas: Antonio Martins, Carlos Borges e João Viana.

DIVERSIDADE Na tarde do dia 2 de maio, foi realizado o Painel “Brasileiros na Flórida”, destinado a debater questões da comunidade brasileira com setores Consular (Fernando Arruda) e Cultural (Nássara Thomé), do Consulado Geral do Brasil, e com o represen-tante eleito pela comunidade do sul da Flórida para o Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior, Silair Almeida.

Na sala Einstein, dentro do novo “Espaço Literário”, o professor e pesquisador, José Marcelo Freitas de Luna, lançou seu livro “Ensino de Português nos Estados Unidos”. Depois, o espaço foi cedido para o escritor e pesquisador, Claudio Romanichen, que lançou a “Coleção VIVA – Língua Portuguesa para Estrangeiros”, pela Editora Positivo.

Aconteceu também a primeira edição do Painel “Futebol, Paixão Brasileira”, com a presença do apresentador do Canal PFC, Sérgio Lobo, e palestrantes convidados de diversas partes dos Estados Unidos. Na plateia, pais e crianças ouviram debates sobre o futebol brasileiro.

O painel sobre negócios, coordenado pelo Brazilian Business Group (BBG), com apoio da Greater Fort Lauderdale Alliance. Um público recorde, de cerca de 120 espectadores, participaram do Painel “Parceria Brasil-Flórida:Perspectivas,Oportunidades e Desafios”. Estruturados em dois segmentos, os painéis contaram com Gary Spulack, presidente da Embraer; Aaron Davidson, vice-presidente de Vendas e Marketing da Traffic Sports; Deborah Wilkinson, CDO, International Trade Desk, do Condado de Broward; Luiz Henrique Perlingeiro, consultor-chefe do Westchester Financial Group, empresa de Boca Raton; o professor Raul Reis, Dean da Escola de Comunicações da Flórida International University; e o cônsul adjunto do Brasil em Miami, Cristiano Rabelo. Os tópicos debatidos cobriram diversos aspectos econômico-financeiros, oportunidades no campo da mídia, indústria e comércio, com grande ênfase no setor de serviços, além do suporte e apoio necessários, estendidos pelo Condado de Broward à pequena, média e grande empresa.

No Einstein Room, aconteceu também o Painel “Publicidade & Marketing”, coordenado pela Superstation Media, e que teve como convidado especial do Brasil, o publicitário Flávio Nara.