Brasil lidera consumo de agrotóxicos no mundo

Por Gazeta News

agrotoxicos Foto Enri Endrian-Flickr

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) pediu, na última semana, a redução do uso de agrotóxicos no Brasil, diante da constatação de que o país se tornou o maior consumidor desses produtos no planeta, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas em 2009. A quantidade é equivalente a um consumo médio de 5,2 kg de veneno agrícola por habitante.

A instituição afirma que a liberação do uso de sementes transgênicas no país foi uma das responsáveis por colocar o Brasil no primeiro lugar deste ranking, "uma vez que o cultivo dessas sementes geneticamente modificadas exige grandes quantidades destes produtos". O documento indica também que a venda de agrotóxicos tem registrado constante aumento no país, saltando de $2 bilhões de dólares para $7 bilhões de dólares entre 2001 e 2008, e alcançando valores recordes de $8,5 bilhões de dólares em 2001.

De acordo com o Inca, dentre os efeitos associados à exposição crônica a ingredientes ativos de agrotóxicos estão infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e cancer.

Fonte: G1.