Brasil registra casos de suicídios relacionados ao “Baleia Azul”

Por Gazeta News

jogo baleia azul tumblr
[caption id="attachment_142349" align="alignleft" width="300"] O jogo iniciou na Rússia e leva o participante ao suicídio. Foto: facebook.[/caption]

Pelo menos cinco estados brasileiros abriram casos criminais após mutilações e suicídios sob a influência de “tarefas” estipuladas pela internet, em conexão com o jogo da “Baleia Azul”.

A Polícia Civil do Rio e de outros estados do país estão investigando um jogo de internet que pode estar levando jovens a mutilações corporais e até ao suicídio. Conhecido como Baleia Azul, o jogo é praticado em comunidades fechadas do Facebook e Whatsapp. Ele instiga os jogadores, a grande maioria adolescentes, a cumprirem 50 tarefas, sendo que a última delas é o suicídio.

"Ele (o perfil de baleia) pediu três cortes e eu fazia e tinha que mandar para ele vídeo ou foto. Ele pedia mais vídeo para poder saber que era eu mesma. Eu confiava no jogo, eu acreditava que aquilo ali ia me fazer ter coragem de suicidar", diz uma jovem carioca que participava do jogo. Na última fase, o jogo pede que o participante se mate.

As investigações sobre o jogo do Rio foram iniciadas há cerca de duas semanas por policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Internet (DRCI). Pelo menos quatro testemunhas já foram ouvidas.

Em Vila Rica, cidade a 1.276 km de Cuiabá (MT), a Polícia Civil investiga se a morte de uma estudante de 16 anos teria a ver com o jogo. O corpo da adolescente foi encontrado sem vida no fundo de uma represa. A polícia suspeita que a morte tenha ligação com o grupo porque teria sido encontrado um código escrito no braço da adolescente.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que vai abrir um inquérito para apurar a morte de um adolescente, de 15 anos, encontrado morto em casa, na região nordeste de Belo Horizonte, no último fim de semana. A morte de outro jovem mineiro, que se matou na semana passada em Pará de Minas, já está sendo investigada também por envolvimento com o jogo.

O terceiro caso foi registrado na Paraíba, onde um aluno do ensino médio de João Pessoa já estaria realizando as tarefas de automutilação determinadas pelo jogo “Baleia Azul”.

A Prefeitura de Curitiba emitiu na terça-feira, 18, um alerta aos pais sobre ojogo da Baleia Azul, que incentiva o suicídio, depois que a rede municipal de saúde registrou na madrugadacinco tentativas de suicídio entre adolescentesde 13 a 17 anos. Em todos o casos, diz a prefeitura, haviasinais de automutilação e ingestão de medicamentos.

Com informações da Agência Brasil e Veja.