Brasil será modelo contra o desmatamento

Por Gazeta Admininstrator

Além de exportar soja, laranja e ferro, o Brasil exportará soluções contra o desmatamento para o restante da América Latina. A afirmação foi publicada na Conferência Internacional TEDx, ocorrida no início de fevereiro, na Costa Rica.

O Brasil possui uma bem sucedida experiência no combate ao desmatamento, segundo dados registrados no pais, entre os anos de 2004 a 2010, o Brasil reduziu o desmatamento de floresta de 27.000 km² para 6.400 km². O desmatamento brasileiro sempre teve diversos incentivos mantidos pelo mercado da madeira.

No Brasil, o mogno sempre foi um dos principais símbolos do desmatamento de nossas florestas, o grande desafio era quebrar e desestimular o mercado do mogno. Ao invés de enviar somente a polícia aos locais de desmate, os fiscais florestais passaram a ir junto com a imprensa que fotografava e filmava as toras de mogno.

A madeira apreendida, antes leiloada e, muitas vezes, comprada pelos ex-donos, passou a ser doada para uma ONG especializada na exportação de madeira autorizada e que repassava os lucros para as comunidades locais vitimadas pela derrubada de árvores. Durante anos, a multa aplicada aos madeireiros e a apreensão das toras em nada combatia o desmatamento, pois os madeireiros conseguiam reaver as toras nos leilões e revendê-las.

Outra solução foi a monitoração em tempo real, via satélite, da floresta amazônica que auxiliou na detenção de 700 pessoas entre os anos de 2005 e 2010. Nos últimos anos, o Brasil aumentou em 500 mil km² a área florestal protegida. Outro fator positivo está na fiscalização brasileira atual, que consegue detectar todos os envolvidos no desmatamento de uma determinada área: fazendeiros, madeireiras, transportadoras, bancos, comerciantes e compradores.

A respeito das emissões de carbono proveniente do desmatamento brasileiro, em 2004, os 27.000 km² desflorestados representaram 1 trilhão de toneladas de carbono emitidos para a atmosfera. No Brasil, cerca de 60% dos gases de efeito estufa emitidos ainda são provenientes de desmatamento.