Brasil sobe uma posição em competitividade, diz Fiesp

Por Gazeta News

competividade

O Brasil subiu uma posição no Índice de Competitividade das Nações, medido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (IC-Fiesp) e que considera 43 países. Conforme dados divulgados no dia 26, o país passou de 38º para 37º lugar, com variação de 22,4 pontos para 22,5 pontos, respectivamente. As informações são do “Estadão”.

De acordo com o diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, o aumento de investimentos, reservas cambiais, gastos com educação como porcentagem do PIB e redução dos juros colaboraram para o resultado. Em contrapartida, as exportações de manufaturas e de produtos de alta tecnologia impediram que o país tivesse melhor posição no ranking.

Outro elemento foi a mudança do patamar de câmbio, que saiu R$ 1,70 para R$ 2,00, sem provocar pressões de alta expressiva sobre os preços.

Coelho relata que, se nada fosse feito pelo governo sobre câmbio, juros e desonerações tributárias, a participação da indústria de transformação no Produto Interno Bruto (PIB) cairia dos atuais 13,6% para 9,3% em 2029. Em 1985, essa fatia era de 27,2%.