Brasil tem um prefeito cassado a cada 4 dias

Por Gazeta News

SONY DSC
[caption id="attachment_148794" align="alignleft" width="337"] Foto: Ricardo Bertoldi.[/caption]

A cada quatro dias deste ano um prefeito eleito em outubro de 2016 foi cassado em definitivo pela Justiça Eleitoral do Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Ao todo, já foram realizadas 41 eleições suplementares em todo o país, oito das quais em Minas Gerais, que, ao lado do Paraná, lidera o ranking de estados com maior número de substituições do chefe do Executivo municipal.

Em pelo menos 31 cidades de Minas Gerais, os eleitos enfrentam pendências com a Justiça Eleitoral ou mesmo vivem um tumultuado processo de afastamento e posterior retorno, com a revisão das sentenças em instância superior, o que traz grande instabilidade às administrações municipais.

O principal motivo dessas cassações foi a confirmação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do indeferimento do registro das candidaturas, motivado pela rejeição de contas dos prefeitos eleitos, quando em exercício de mandatos anteriores, seja pelo Tribunal de Contas da União (TCU), seja pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou câmaras municipais.

Entre indeferimentos de registro há também casos de condenação de candidatos eleitos que em mandatos anteriores foram processados por improbidade administrativa.

Com informação do Estado de Minas.