Brasileira condenada por tráfico humano e exploração sexual é deportada

Por Gazeta News

Uma brasileira condenada por tráfico humano internacional para fins de exploração sexual e procurada pelas autoridades brasileiras foi deportada dos Estados Unidos na última terça-feira, 21.

De acordo com boletim do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) desta quarta-feira, 22, Stefania Joaquina Campos Rezende, de 39 anos, era considerada fugitiva depois que um juiz de imigração emitiu uma ordem final para sua remoção em 2006 e foi detida em 14 de fevereiro por uma equipe da Operações de Remoção e Controle de fugitivos (Enforcement and Removal Operations – ERO) em Baltimore, onde aguardou a deportação realizada na última terça.

Rezende ficou detida na cadeia do Condado de Worcester, em Snow Hill, Maryland, desde que entrou sob custódia do ICE em fevereiro. Além de sua condenação no Brasil, ela também foi condenada por acusações graves de tráfico de drogas nos Estados Unidos.

A brasileira foi entregue à Polícia Federal assim que chegou ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), e cumprirá pena em sua condenação por tráfico de seres humanos.

"O ICE está empenhado em perseguir, prender e remover criminosos internacionais que tentam usar os Estados Unidos como um refúgio seguro de sentenças de prisão", disse a diretora do Escritório do ERO de Baltimore, Dorothy Herrera-Niles. "A remoção de pessoas condenadas manterá nossa comunidade segura e permitirá que as vítimas exploradas no Brasil recebam justiça".

Desde 1º de outubro de 2009, a equipe do ERO removeu dos Estados Unidos mais de 1.700 fugitivos estrangeiros que eram procurados em seus países nativos por crimes graves, incluindo sequestro, estupro e assassinato.

No ano fiscal de 2016, o ICE realizou 240.255 remoções em todo o país, sendo 92% das pessoas deportadas condenadas por alguma infração penal.

A equipe da ERO trabalha em conjunto com o Escritório de Operações Internacionais do Homeland Security Investigations (HSI), escritórios consulares estrangeiros nos Estados Unidos e a Interpol, visando identificar fugitivos estrangeiros ilegalmente presentes nos Estados Unidos.