Brasileira é detida após entrevista pela imigração em MA

Por Gazeta News

uscis-1
[caption id="attachment_140968" align="alignleft" width="300"] Prédio do USCIS em Lawrence, MA. Foto: JM Coull, Inc.[/caption]

Cinco imigrantes, entre eles uma brasileira, que estavam em processo de legalização nos Estados Unidos, foram detidos por autoridades federais de imigração na última quarta-feira, 29, na agência da US Citizenship and Immigration Services em Lawrence (MA).

Segundo advogados, os imigrantes foram detidos ao comparecerem para entrevista marcada pelo processo para adquirir a residência legal no país. "Eles comparecem a uma entrevista que foi marcada pelo governo e são presos", disse Susan Church, presidente da chapter New England American Immigration Lawyers Association.

Todos os cinco tinham ordens de deportação expedida por um juiz de imigração e a agência confirmou as prisões, mas não identificou as pessoas que foram presas ou forneceu detalhes de seus casos.

“Todos os cinco serão mantidos sob custódia até que sejam removidos dos Estados Unidos", disse Shawn Neudauer, porta-voz do ICE. Segundo o agente, três deles respondem por delitos de trânsito.

Brian Doyle, advogado de imigração com sede em Boston que representa a brasileira, de 30 anos, disse sem revelar o nome da sua cliente, que esse foi o primeiro caso que ele teve um cliente detido sob estas circunstâncias.

Ele confirmou que sua cliente foi detida após a entrevista no escritório da USCIS em Lawrence e, apesar de saber que havia possibilidade, o risco era bem baixo ."É meio cruel submeter alguém a isso. Você é o mais baixo na lista de prioridades, pelo menos historicamente.Mas, é claro, Trump saiu com uma lista de fiscalização imigratória onde agora todos são prioridade", disse.

De acordo com o advogado, a brasileira mora nos Estados Unidos há 16 anos, e apesar de ter um relacionamento com um cidadão americano há oito anos, ainda é indocumentada e depois da ordem de deportação expedida, casou-se e estava em processo para obter a cidadania. “Ela é proprietária de uma pequena empresa na área de MetroWest que emprega cerca de uma dúzia de pessoas e estava pagando impostos”, declarou.

Ela está sendo mantida na casa de correções do condado de Suffolk.

Com informações do The Guardian e Boston Globe.