Brasileira está entre as vítimas fatais de atentado em Nice

Por Gazeta News

nice

Autoridades francesas confirmaram, no dia 17, que a brasileira Elizabeth Cristina de Assis Ribeiro está entre as mais de 80 vítimas fatais do atentado ocorrido em Nice, no sul da França, no dia 14 de julho. Sua filha mais velha, Kayla Ribeiro, de 6 anos, que nasceu na Suíça, também morreu no atentado em que um homem avançou com um caminhão contra uma multidão.

Elizabeth nasceu em Olaria, na Zona Norte do Rio, morava na Suíça há mais de 20 anos e teve três filhas no país. De acordo com familiares, Elizabeth será enterrada na Suíça.

Elizabeth estava com a família no balneário francês para acompanhar a queima de fogos em comemoração do Feriado da Bastilha. Além da mãe, Kayla estava no local acompanhada do pai, Silyan, e das irmãs, Djulia e Kymea, que sobreviveram e estão fora de perigo.

Pelo menos outros dois brasileiros foram atropelados no atentado de Nice. O cearense Anderson Happel, de 24 anos, foi atingido pelo parachoque do caminhão e está fora de perigo. Ana Lourdes Montalverne, de 63 anos, que há 20 mora na França, teve traumatismo craniano e está em recuperação, segundo parentes.

Ataque

O ministro do Interior francês afirmou no dia 18 que o vínculo do homem que matou 84 pessoas em Nice, com o Estado Islâmico ainda precisa ser verificado, segundo a CNN. Com um caminhão, ele acelerou e atingiu a multidão que participava das comemorações da Queda da Bastilha, na noite de quinta-feira (14), deixando ainda mais de 200 pessoas feridas.

O tunisiano Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, de 31 anos, foi morto por policiais.

O Estado Islâmico se responsabilizou pelo ataque em um comunicado divulgado pela agência AMAQ, ligada aos radicais islâmicos. No texto de reivindicação, os jihadistas dizem que Bouhle “é um soldado do EI” e acrescentam que o atentado foi “uma resposta aos pedidos para atacar os países da coalizão que combatem” o EI na Síria e no Iraque. A divulgação do comunicado coincidiu com uma reunião do Conselho de Defesa e Segurança do Executivo francês sob a presidência de François Hollande.