Brasileiras descobrem câncer durante o “Outubro Rosa”

Por Marisa Arruda Barbosa

mariclene mello

sua família, e logo mobilizou centenas de brasileiros da comunidade. A carioca Adriana Matos sentiu primeiro alguns nódulos na garganta, tomou antibiótico para uma suposta inflamação, que só piorou com o tempo. Depois disso, Adriana fez exames e descobriu que estava com anemia profunda.

“Ela ficou assustada, pois havia feito recentemente um check-up no Brasil”, disse sua amiga e dona de um salão de beleza em Margate, Geneci Kunz, com quem Adriana trabalhou por quase dois meses como manicure.

Depois disso, o diagnóstico de leucemia veio rapidamente e Adriana, que não tem seguro, foi internada às pressas no Hospital de Coral Springs. Ela terminou agora a primeira sessão de quimioterapia e depois de sete dias de intervalo, médicos darão início a uma nova sessão. Adriana tem história de câncer na família e, segundo seu marido, Marcus, a estimativa inicial é de que ela precisará de 21 sessões. Sem seguro Adriana e sua família não tem seguro de saúde e acabaram de dar entrada no Medicaid. Ela e seu marido, que são cidadãos americanos, têm uma filha de seis anos e um filho de 16 com autismo, extremamente dependente.

Marcus trabalha no Dunkin Donuts e limpa piscinas. Acontece que, no momento, enquanto espera sua sogra e irmã virem do Brasil para ajudar a cuidar das crianças, Marcus está cuidando da família inteira e sem trabalhar. “Estou fazendo funções que sempre foram dela, que conciliava as crianças ao trabalho, estou cuidando de toda a papelada para o Medicaid, que finalmente consegui organizar, e, claro, fazer companhia para que ela não fique sozinha muito tempo”, disse ele ao telefone, enquanto cozinhava. “Mas algo que está sendo fundamental é a ajuda da comunidade brasileira, que nem sei como agradecer”. Rede social e ajuda de amigos Geneci conhece Adriana há aproximadamente três meses, o que foi o suficiente para virar o braço direito dela e de sua família. Além de ajudar cuidando das crianças, Geneci deu a notícia no grupo “Brasileiras da Flórida”, no Facebook, o que mobilizou rapidamente um grande número de pessoas, além de fazer campanha entre os clientes de seu salão. Em poucos dias, ela conseguiu arrecadar mais de $2 mil dólares e o site www.gofundme.com, na conta Adriana Matos, já chegou aos quase 2 mil dólares em poucos dias. Eveline Reiner, gerente do grupo “Brasileiras da Flórida”, informou que membros a procuram para enviar gift cards de supermercados ou mesmo serviços, como limpeza da casa onde vivem e refeições.

Marcus disse ainda, que mesmo sem seguro, Adriana tem sido muito bem tratada no hospital. “O médico me disse para não dar muito ouvidos para o que dizem sobre não ter seguro, etc. Ele disse que não está lá para que ela melhore, mas para que se cure”, contou Marcus.