Brasileiro alerta para o golpe da conta de luz atrasada da FPL

Por Gazeta News

payingbillonline

Um velho golpe, que já fez vítimas em pelo menos 35 condados da Flórida, continua ativo e agora tenta atingir negócios brasileiros.

Um empresário brasileiro, que preferiu não ser identificado, proprietário de um restaurante no sul da Flórida, informou que recebeu uma chamada este mês, de alguém se identificando como funcionário da companhia de energia elétrica do estado, Florida Power & Light (FPL), cobrando uma dívida do restaurante.

No telefone com o suposto “funcionário” da FPL, o empresário foi informado que seu estabelecimento estava com duas contas de energia elétrica atrasadas e já venceria a terceira. Segundo o golpista, as dívidas deveriam ser quitadas naquele dia ou, caso contrário, o serviço de energia elétrica do restaurante seria cortado.

Na mesma hora o empresário desconfiou, pois estava em dia com as contas, que são pagas automaticamente todo mês, no entanto, ele resolveu prosseguir com a ligação para confirmar se não se tratava de um erro no sistema, já que a ligação era bem convincente.

O homem que supostamente trabalhava para a FPL deu a opção de pagamento através de cartão de crédito ou número e dados da conta bancária. O empresário, na tentativa de saber mais sobre o “esquema”, perguntou qual o valor da dívida, foi quando ele teve a certeza que se tratava de um golpe. “Fui informado que a dívida pelos três meses seria de $900 dólares, valor muito inferior ao que pagamos mensalmente pelos serviços”, informou o empresário.

Após o brasileiro responder que não tinha como efetuar o pagamento, pois estava dirigindo, o homem solicitou que ele fosse até uma farmácia CVS mais próxima e retornasse a ligação para então receber as instruções de como efetuar o pagamento.

De acordo com relatos de vítimas deste golpe no passado, os golpistas pedem que a pessoa compre cartões pré-pagos e informem os dados.

O empresário não seguiu a orientação nem retornou a ligação, porém o “homem” não desistiu do golpe e persistiu ligando para o restaurante para cobrar o valor “pendente”; do contrário, a energia seria desativada. Foi quando o empresário deu um basta na conversa avisando que já tinha comunicado a polícia.

O GAZETA teve acesso ao número de telefone que os golpistas fornecem para as vítimas pedindo que retornem. Ao ligar para o telefone mencionado, nossa equipe constatou que realmente trata-se de um esquema organizado. Primeiramente uma gravação aparece no início do atendimento, até que uma pessoa pede os dados do suposto cliente, incluindo o telefone. Ao perceber que se tratava de um número de telefone e endereços com os quais não tinham entrado em contato, o golpista interrompe a ligação. Confira a gravação abaixo:

O número de telefone que o empresário e o GAZETA entraram em contato foi o 1888 480 7634.

A FPL já declarou em diversas publicações para que seus clientes não respondam ligações deste tipo. A FPL não cobra seus clientes por telefone. Após 21 dias de atraso, a companhia poderá enviar uma notificação alertando ou comunicando o corte dos serviços por falta de pagamento, mas nunca por ligações telefônicas.