Brasileiro de 11 anos faz sucesso no kart da Flórida

Por Simone Raguzo

[caption id="attachment_79483" align="alignleft" width="300"] Matheus corre há três anos e já coleciona mais de 60 troféus.[/caption]

Com apenas 11 anos e um pouco mais de três no esporte, o menino Matheus Morgatto Alvarenga tem sido uma grande surpresa do kart.

Com mais de 60 troféus já levantados, o paulista teve sua mais recente conquista no último mês de dezembro, quando foi campeão das 500 milhas na categoria mini max, em Santa Catarina.

Atualmente, Matheus disputa o Florida Winter Tour 2015, do qual foi vice-campeão no ano passado. A competição é dividida em três etapas: a primeira, em janeiro, em Homestead, a segunda, em fevereiro, em Orlando; e a terceira e última, em março, em Ocala. Para que isso seja possível, ele conta com total apoio dos pais Wagner e Juliana, que se dispõem a ficar durante os três meses de competição nos EUA.

“Sempre gostamos muito dos Estados Unidos e sempre viajávamos, mesmo antes de ele começar a correr. Temos ficado em Orlando todos os anos por aproximadamente 3 meses”, conta a mãe Juliana.  “No ano passado, Matheus foi vice-campeão, para a felicidade de toda a família, que deixou tudo para estar sempre com ele”.

O jovem piloto se destacou tanto na Flórida, que recebeu uma carta do presidente do evento, Bill Wright, que o classificou como um dos melhores pilotos de kart do mundo.

Em 2015, Matheus recebeu uma proposta para representar uma grande empresa brasileira, mas, segundo a mãe do piloto, o carro não teve muito sucesso ao finalizar a primeira etapa do Florida Winter Tour. “Então, decidimos que nas próximas duas etapas ele correrá com a equipe americana do ano passado, a Rolison Performance Group (RPG), com a qual ele obteve muito sucesso. Estamos com muita fé que ele sairá muito bem, quem sabe até sendo campeão”, completa Juliana.

O início O grande incentivo de Matheus partiu do pai, a partir de uma brincadeira. “Meu marido levou ele para correr em uma pista de kart indoor em São Paulo, para brincar com amiguinhos. Para a nossa surpresa, já na primeira sentada em um kart, ele fez o melhor tempo de pista. Levamos no outro dia de novo e o bom resultado se repetiu. Foi aí que Matheus começou a treinar, e após 3 e meio de grandes competições profissionais, hoje já conquistou mais de 60 troféus”, conta orgulha a mãe.

Matheus não esconde sua paixão pela velocidade. “Meu sonho é ser um piloto famoso de automobilismo”, conta ele, que afirma se inspirar em seus ídolos Cacá Bueno e Jimmie Johnson, e nos pilotos de Fórmula 1, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Para acompanhar o trabalho de Matheus, siga o Instagram: morgatto62