Brasileiro é o diretor de Inner Workings, curta dos estúdios Disney

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

inner-wokringsc%cc%a7-jana-com-o-prodtur-e-o-diretor-leo-matsuda-no-meio
[caption id="attachment_130966" align="alignleft" width="300"] Esta colunista com o diretor Leo Matsuda (ao meio)[/caption]

Pense em uma sexta-feira! Final da semana de trabalho para muita gente. Mas para alguns deles, é a chance de sair correndo do escritório, do trabalho que não gostam. Essa é a criativa trama do novo curta dos estúdios Walt Disney Animation chamado Inner Workings, que estreia antes da nova animação Moana, já em cartaz.

O mais legal desse curta é que ele foi idealizado, criado e dirigido por um brasileiro, o animador paulista Leonardo Matsuda, o Leo. Ele quer que você conheça o escritório que esmaga a alma do funcionário retratado em sua estréia como diretor, e que de nenhuma forma se assemelha ao seu real local de trabalho.

"Não mesmo, né?", brinca seu chefe Sean Lurie, vice-presidente de desenvolvimento do estúdios Walt Disney Animation, que estava com Leo Matsuda durnate a coletiva de imprensa na semana passda aqui em Los Angeles. "É um lugar maravilhoso para trabalhar e acho que nunca trabalhei em um ambiente criativo bem sucedido como esse ", acrescentou Leo sobre o estúdio.

Inner Workings é o último de uma série de curtas imaginativos que o estúdio adicionou aos seus lançamentos; parte de um programa que incentiva seus animadores a criar projetos paralelos fora de seu horário de trabalho. A inspiração de Leo veio das transparentes páginas de anatomia humana das enciclopédias infantis, o curta mostra a luta interna entre o eu pragmático e lógico e o eu aventureiro e livre. Criado em um estilo único, rápido que combina computação gráfica e a tradicional animação desenhada à mão.

Para a Disney, essa ideia não é considerada nova, já que o estúdio foi responsável por lançar, Whistling While You Work, em 1937. Mas o que é novo e divertido sobre Inner Workings é a maneira pela qual o diretor brasileiro decidiu contar essa história que mostra a luta interna de Paul, o personagem principal. Seu lado lógico e pragmático quer que Paul chegue na hora certa em seu trabalho na empresa Boring, Boring & Glum. Enquanto que seu lado aventureiro e livre quer que ele passe o dia na praia ou tomando um café com panquecas em um restaurante em uma Los Angeles bem estilizada.

Mas você deve estar ser perguntando como termina essa pequena história. Pode acreditar que não é do jeito que você espera. E Leo que é um brasileiro com pais japoneses explica, "então, há a minha parte japonesa ama a ordem. É muito rigorosa, lógica, sistemática. Mas também tenho esse lado brasileiro dentro de mim que ama as coisas divertidas da vida como festas e carnaval. E eu acho que meu corpo está em um constante conflito dentro desses dois extremos; esse choque de cultura constante acontece todo o tempo em minha vida."

E foi entre esses dois extremos que Leo pensou que poderia existir os ingredientes para um divertido curta de animação. E com certeza os estúdios Walt Disney Animation concordou. O seu projeto foi selecionado entre 50 outros que foram entregues na fase inicial do processo em 2014. E foi essa carisma e o jeitinh brasileiro que conquistou os que escolheram o seu conto.

"Leo teve que fazer o pitch várias vezes. E nós escolhemos o dele porque era engraçado e peculiar e seu estilo visual era muito original ", acrescentou Sean.

Você pode assitir a Inner Wokrings antes da animação Moana, que já está em cartaz num cinema perto de você!#Moana #InnerWorkings

Confira o trailer: