Brasileiro morto pela polícia dos EUA será enterrado nesta quinta-feira

Por Gazeta Admininstrator

O paranaense André Martins, 25 anos, morto pela polícia americana com três tiros em 27 de julho, será enterrado nos Estados Unidos nesta quinta-feira (7), às 11 horas.

O pai de André, o policial reformado Luís Carlos de Castro Martins, informou ao G1 por telefone que o enterro ocorrerá no cemitério de Woodside, na região de Cape Cod, Massachusetts, onde o brasileiro morava com a namorada, Camila Campos, e os dois filhos do casal, de cinco e dois anos.

André foi baleado em seu carro, durante uma perseguição da polícia. O paranaense, que morava nos Estados Unidos há sete anos, estava em situação imigratória ilegal. Ao ser abordado por um policial, ele tentou fugir, mas seu carro foi bloqueado por outra viatura. Em seguida, o policial deu três tiros em André: um no coração, outro no pulmão e outro na barriga. Ele morreu na hora. O policial responsável pelos disparos foi afastado de suas funções.

Segundo Luís Carlos Martins (que está em Cape Cod), a mãe e o irmão mais novo de André viajariam nesta terça-feira (5) aos EUA para acompanhar o enterro, mas desistiram. “Minha mulher não tinha o passaporte renovado. E estava muito cansada, em estado de choque. Perdeu a força. Disse que virá depois e por enquanto ficará com a imagem de André vivo na cabeça”, declarou.

Luis Carlos Martins disse também que seus netos Letícia, 5 anos, e Daniel, 2, já sabem da morte do pai e estão recebendo apoio de um psicólogo. “O menino ainda não entende. A Letícia sim, mas ainda não teve coragem de ver o corpo do pai”, comentou, sem saber ainda se levará a menina ao enterro. “Para mim, ainda parece inacreditável ver o meu filho no caixão”.

Na segunda-feira, a comunidade brasileira em Massachusetts realizou uma missa pela memória de André, com a participação de cerca de 120 pessoas, de acordo com a imprensa local.

A investigação da morte de André só deve ser concluída pela polícia nas próximas semanas.