Brasileiro reclama de prestação de serviços em apartamento em Sunny Isles

Por Gazeta News

total appliance

Um brasileiro com apartamento onde passa temporadas em Sunny Isles reclamou do atendimento de uma empresa contratada para serviços de emergência, como conserto de encanamentos, vazamentos, etc.

Mário Gusmão, que vive no Brasil durante a maior parte do ano, contou ao Gazeta que ficou sabendo da existência de uma empresa em Miami, que atendia problemas que ocorressem na residência.

Mário contratou a empresa Total Appliance & Air Conditioning Repairs Inc., pagando $331,70 dólares em abril para o contrato de um ano. Como está fora a maior parte do tempo, Mário pensou que a contratação traria facilidades no caso de imprevistos, mas acabou se aborrecendo mais.

Na manhã do dia 4 de agosto, com visitas em seu apartamento, Mário ligou do Brasil pedindo atendimento urgente à empresa, pois estava correndo água muito fortemente no vaso sanitário e não conseguiram desligar o registro, além de pedir que consertassem a torneira do chuveiro que não estava funcionando para que sua hóspede pudesse tomar banho.

Para sua surpresa, em vez de ter seu pedido atendido em 24 horas, a atendente disse que só poderia enviar alguém no dia 9, ou seja, em cinco dias. “Me pareceu um absurdo”, disse Mário. “Mencionei que o assunto era urgente, pois a água que jorrava era bastante e não teria como esperar seis dias”.

Mário então precisou procurar outro profissional para executar o serviço e por ser um sábado, teve que pagar $180 dólares para consertar o vaso.

A esposa de Mário, Iara, e sua amiga Adenaide, foram até a sede da Total, em Hallandale, para pedir esclarecimentos e acabaram sendo recebidas com descaso, segundo relato de Mário. Iara ainda pediu que a empresa pelo menos pagasse pela metade dos serviços de outro profissional ou mesmo a devolução da anuidade, já que não foram atendidos como deveriam. Sua esposa, no entanto, foi informada que eles teriam “quebrado o contrato” ao chamar um profissional que não era da Total, e por isso não receberiam nenhum ressarcimento. “No Brasil isso iria para o Juizado de Pequenas Causas, mas nos Estados Unidos nós não sabemos como resolver a situação”, disse Mário.

A advogada Ingrid McConville explicou que nos EUA isso pode ser levado para o Small Claims Court, com um limite de prejuízos de até $5 mil dólares. “A pessoa deve ler a cláusula do contrato que dirá que será julgado de acordo com as leis da Flórida. Depois, preenche um formulário por conta própria, se não quiser pagar um advogado, e é marcada uma audiência”, disse a advogada. “É um procedimento geralmente rápido”.

Resposta da Total Appliances Em resposta sobre o incidente, a Total Appliance informou a redação do Gazeta que a empresa tem atendimento de telefone 24 horas por dia, mas isso não significa que o cliente será atendido em 24 horas. “Todos os nossos clientes acham seu caso urgente”, disse a representante do serviço ao cliente. “Mas nós fazemos uma avaliação sobre a urgência do caso, e marcamos uma visita de acordo com isso”.

Segundo a representante, o caso de Mário constava no computador e não informava que havia um vazamento que não pudesse ser controlado, mas sim, uma descarga disparada, o que funcionários da empresa julgaram ser um inconveniente contornável até que chegasse o atendimento. Ainda segundo a empresa, os casos de urgência que viram prioridade constam no contrato.