Brasileiro relata avalanche no Nepal

Por Gazeta News

Nepal Avalanche

Um brasileiro que estava no monte Manaslu no Nepal, no dia 23, quando ao menos 11 alpinistas morreram após uma avalanche, relatou ao “Fantástico” o episódio.

"A gente acordou com a barraca sacudida por uma avalanche pequena aqui embaixo. A gente saiu, mas ninguém tinha se ferido aqui ", diz Manoel Morgado.

Segundo o brasileiro, "O que aconteceu foi que um enorme bloco de gelo se desprendeu lá de cima da montanha e fez com que se soltasse toda a neve da parede, desencadeando uma avalanche gigantesca que soterrou o bloco três".

Morgado também diz que o incidente desmotivou os alpinistas: "A maior parte das pessoas quer ir embora, está pensando na família e está pensando em desistir da expedição".

Avalanche

A avalanche atingiu uma das oito bases do monte Manaslu, a oitava montanha mais alta do mundo, e matou ao menos 11 pessoas, de acordo com informações da polícia. O acidente aconteceu a 7 mil metros de altitude, dificultando o trabalho de resgate por terra.

O ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal, Ang Tshering Sherpa, disse que a maioria dos alpinistas mortos era de nacionalidade francesa e que os outros eram da Itália, Alemanha e Espanha. Autoridades nepalesas disseram outras quatro pessoas estão desaparecidas. Cinco alpinistas feridos foram resgatados por helicópteros e levados para a capital, Katmandu.

O alpinista alemão Andreas Reitero, de 26 anos, disse que estava dormindo em sua barraca quando a avalanche chegou, às 4h (horário local). Seu acampamento foi montado cerca de 7 mil metros acima do nível do mar.

"Foi um barulho alto. Fiquei com medo", disse Reitero no hospital em Katmandu depois de ser resgatado por um helicóptero da montanha, 100 quilômetros a noroeste da capital. "Eu fiquei tão confuso que não posso dizer a distância que fui carregado ou quantas pessoas estavam no acampamento na hora da avalanche", disse ele, que está sendo tratado por uma lesão nas costas.

Reitero fazia parte de um grupo de 13 alpinistas --11 alemães e dois austríacos. Um dos alemães do grupo morreu, disse ele. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores francês não confirmou as mortes, mas disse que "pelo menos três" alpinistas franceses foram feridos. O inspetor da polícia Basant Mishra disse que os corpos de um alpinista alemão e de um guia nepalês foram retirados da neve na montanha de 8.163 metros.