Brasileiro do sul da Flórida volta às lutas 14 anos depois com vitória

Por Gazeta News

O líder da tradicional academia American Top Team (ATT), Ricardo Libório, 48 anos, que vive em Coconut Creek, acaba de conquistar um feito inédito em sua carreira. Prata e bronze no Abu Dhabi Combat Clube – ADCC, o brasileiro do sul da Flórida conquistou seu primeiro título no torneio, no dia 29, Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Por sua vez, o adversário de Libório, Zé Mario Sperry, viu sua hegemonia ser quebrada após vencer quatro superlutas no que é considerado o maior torneio grappling (luta agarrada) do mundo, com seletivas no mundo todo.

O duelo entre os mestres, com aproximadas duas décadas de faixa-preta cada um, foi um dos embates mais esperados. Ambos fizeram a superluta de encerramento do dia e empolgaram a torcida, que lotou o ginásio. Libório, que voltou a lutar após 14 anos, venceu a disputa por decisão dos árbitros após o round de desempate, comemorou.

“Vim para lutar com amor, vim para me divertir. Muito feliz de poder estar aqui e estar preparado para isso”, disse Libório em entrevista após a luta.

[caption id="attachment_93795" align="alignright" width="400"] No dia 15, em visita à academia ATTFTI, em Fort Lauderdale, Libório garantiu que aos 48 anos ainda pode ser um campeão.[/caption]

No dia 15, em visita à academia ATTFTI, em Fort Lauderdale, de seu aluno desde os 8 anos, Jorge Luiz Fernandes, Libório contou sua história e garantiu que aos 48 anos ainda pode ser um campeão.

Lendas Formados na lendária academia Carlson Gracie, no Rio, os dois lutadores e atualmente professores conquistaram o ouro no primeiro mundial da história, com Zé Mario no peso pesadíssimo e Libório no peso pesado.

Após a separação da equipe Carlson, Zé Mário e Libório fundaram juntos a Brazilian Top Team (BTT) e, na sequência do projeto de vale-tudo iniciado na Carlson Gracie, levaram a BTT ao topo do MMA mundial.

Neste meio tempo, ambos os professores tentaram a sorte no ADCC. Zé Mario venceu o primeiro ADCC, em 1998, na categoria até 99kg e no absoluto, enquanto Libório foi bronze em 1999, e prata em 2000.

O caminho no esporte de lutas prosseguiu. Libório atualmente é sócio-fundador da academia American Top Team (ATT), maior time de MMA do mundo, por onde já passaram grandes nomes como Thiago Pitbull, Antonio Silva e Gleison Tibau.

Já Zé Mario asumiu o cargo de head-coach na Blackzilians.

Fonte: Tatame.com.br e ADCC Brasil.