Número de brasileiros barrados na Europa é o maior em 5 anos

Por Gazeta News

europa-copy

O número de brasileiros barrados ao tentar entrar no continente europeu atingiu o maior nível dos últimos cinco anos.

Nos três primeiros meses de 2016, 883 brasileiros foram impedidos de entrar em território europeu, segundo a Agência de Controle de Fronteiras da União Europeia (Frontex), que estima que a alta tem relação direta com um maior volume de brasileiros tentando chegar sem visto ao continente para fugir da crise no Brasil.

Em 2014, os brasileiros chegaram a sair da lista dos mais barrados da Europa. Mas, desde 2015, o número voltou a subir, atingindo 2,6 mil brasileiros.

A nova alta fez o país atingir a oitava posição entre as nacionalidades mais barradas este ano e, se a tendência for mantida, mais de 3,2 mil brasileiros poderão ser devolvidos até o fim do ano.

Do total de brasileiros recusados, 280 “não tinham documentos que justificassem objetivo e condições de permanência na Europa”. Outros 134 casos seriam por conta da ausência de um visto de residência, apesar de terem passagens marcadas para ficar mais de 90 dias em território europeu. Em 69 dos casos de brasileiros recusados, os imigrantes não conseguiram provar às autoridades como iriam se manter financeiramente nos países visitados. Pelo menos outros 65 casos foram de brasileiros que já tinham sido expulsos da Europa e tentavam voltar.

Fonte: AFP.