Brasileiros comemoram a volta Uber ao condado de Broward

Por Gazeta News

[caption id="attachment_94944" align="alignleft" width="300"] Daniela Velloso, de Pompano Beach, precisou trabalhar em outros condados enquanto o Uber ficou fora de Broward. Foto: Marisa Arruda Barbosa[/caption]

José Alexandre Campiti, de 34 anos, é motorista do Uber há pouco mais de um mês. Apesar de morar em Broward, ele nunca pôde buscar e deixar passageiros dentro do condado, já que o serviço de transporte com base em um aplicativo de smartphone resolveu parar de operar na região desde 31 de agosto por causa de uma lei aprovada pelos legisladores locais.

No dia 13, no entanto, comissários do condado desmantelaram a nova lei, que exigia mais regulamentos do serviço de compartilhamento de caronas. Com isso, o Uber anunciou que voltará a servir as ruas do condado a partir do dia 15 de outubro.

José Alexandre e outros brasileiros que têm aproveitado o serviço para ganhar dinheiro extra, fazendo corridas com seus carros pessoais, comemoram a decisão. “Sair de casa e ter que ir até Miami (cerca de 20 milhas para ir e mais 20 para voltar), além de andar naquele trânsito caótico de Miami, foi muito cansativo”, disse o carioca que vive em Fort Lauderdale. “Eu nunca dirigi em Broward, mas sei bem o quando fez falta para mim”.

Ao longo do tempo em que Uber e o concorrente Lyft pararam de servir o condado por causa das “leis mais rígidas do condado”, como definiu a direção do Uber, passageiros e motoristas fizeram tanta pressão sobre os comissários de Broward que mesmo os mais conservadores resolveram voltar atrás.

Os comissários, com seis votos a favor e dois contra, retiraram exigências de motoristas como impressão digital, verificação de antecedentes criminais pelo FBI e seguro comercial. O novo regulamento terá verificação de antecedentes mais básica e deixará os motoristas seguirem a lei do estado em relação ao seguro. O gerente-geral do Uber na Flórida, Matt Gore, confirmou que o plano é reativar o aplicativo em Broward no dia 15.

Menos corridas Daniela Velloso dirige o Uber desde janeiro deste ano. Quando o serviço parou em Broward, a brasileira, que vive em Pompano Beach, passou a servir Palm Beach.

“Para mim, essa notícia é um alívio porque eu precisei me deslocar para longe para trabalhar”, disse a baiana. “Fora isso, como ficaram muitos motoristas para pouco espaço, a concorrência aumentou e diminuíram as corridas”.

Já a paulistana Cecilia Weissberg, que mora em Hollywood, preferiu não se aventurar para outros condados quando o Uber parou em Broward. “Eu, provavelmente, voltarei a dirigir a partir de agora. Fiquei parada nesses meses”, disse ela.

“Estamos começando a temporada de compras de fim de ano, Halloween e a alta temporada de turistas na Flórida. É a hora perfeita para voltar”, disse um motorista à “NBC Miami”.