Brasileiros escapam ilesos de acidente de avião em Danbury
Ernani, que já possui brevê (licença de pilotagem) nos Estados Unidos, fazia um voo de apresentação da aeronave, na qual começaria a ter aulas para tirar uma licença especial. Em entrevista exclusiva ao “Comunidade News”, Ernani diz que o acidente está sob investigação da FAA (Federal Aviation Administration) e que por isso não pode dar detalhes do que realmente aconteceu naquela noite.
A queda aconteceu a menos de três quilômetros da pista de pouso do aeroporto de Danbury. O plano de voo constava a saída de Danbury, com destino à cidade de Croton, Nova York, a cerca de quarenta minutos de distância. Segundo Ernani, eles já haviam ido até a cidade e estavam retornando, quando o avião teve problemas.
Especula-se que o motor do avião teria parado de funcionar ou mesmo que faltou combustível. Nenhuma das informações são confirmadas.
Segundo um brasileiro que estava no local onde o avião caiu, o piloto usou de uma
manobra conhecida como “stoll”, quando começou a perder altitude. “Esta manobra levanta o bico do avião para que ele perca velocidade. Ele fez isso provavelmente para poder acionar o paraquedas sem danificá-lo”, disse.
Moderno, o Cirrus SR20 é um único modelo monomotor equipado com paraquedas. Ernani diz que se não fosse por isso, o desastre poderia ter sido muito maior. Ele diz que não era o piloto em comando, mas que estava em treinamento no momento da queda. O avião caiu em uma área cercada de árvores, o que ajudou a amortecer o impacto. Os três saíram andando do avião, sem nenhum ferimento.
Vários moradores da região ligaram para o serviço de emergência da polícia quando escutaram o barulho e viram que se tratava da queda de um avião. Segundo um morador do local, os bombeiros cortaram a energia de toda a vizinhança devido ao risco de curto. “Pensei que ia morrer” Ernani e o irmão receberam atendimento no local e depois foram encaminhados para o hospital local para certificarem-se de que tudo estava bem. “Ninguém se machucou. Eu apenas fiquei muito assustado. Meus músculos ficaram doendo devido à tensão. Eu pensei que iria morrer”, disse Ernani, que revelou ter visto a sua vida passar como um filme no momento em que o avião começou a cair. “Na hora eu comecei a me perguntar e a perguntar para Deus o por quê de aqui e agora”, relembra.
Mesmo com o acidente, Ernani diz que a sua confiança em pilotar não foi abalada, mas que ele irá precisar de um tempo para saber o que irá fazer daqui para frente. Seus planos são de se tornar um piloto comercial no futuro.
