Brasileiros estão entre os 100 escolhidos pela ONU para fazerem curso nos EUA

Por Gazeta News

pg 13 brasileiros ny

Dois brasileiros estão entre os 100 empreendedores de todo o mundo, selecionados para participar de um curso de verão promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante esta semana. Ao longo de cinco dias de palestras, Marcelo Andriotti e Ricardo Dutra Gonçalves se unem a jovens de outros quase 90 países para encontrar soluções para problemas globais, em um esforço multicultural destinado a quebrar barreiras entre as civilizações. Eles se destacam com ações sociais que geram mudanças nas comunidades em que vivem - Rio de Janeiro, no caso de Marcelo, e Mumbai (Índia), onde mora Ricardo. As informações são do “Terra”.

O curso de verão promovido em conjunto com a EF (Education First) começou em Tarrytown, no estado de Nova York. Marcelo e Ricardo têm em comum a vontade de transformar para melhor a realidade em que vivem - e fazem do Brasil um dos apenas sete países com mais de um representante escolhido pelas Nações Unidas. Com a oportunidade de participar desse evento, eles esperam aumentar o alcance de seus projetos e ampliar seu contato com pessoas do mundo inteiro, descobrindo outras iniciativas e ideias através da colaboração com os demais participantes. Essa diversidade é um dos principais pontos destacados pelos brasileiros. Projetos brasileiros Envolvido com a educação de crianças e adolescentes em favelas do Rio de Janeiro, onde mora há 13 anos, Marcelo destaca um dos principais objetivos desse curso de verão: a formação de líderes globais. “Estamos acostumados a fazer, não a sentar e pensar”, pondera o diretor artístico do projeto Favela Mundo, que há quatro anos atende a jovens oferecendo aulas de teatro, música e dança - sempre ligados à cultura brasileira. Mais de 500 jovens já passaram pelo projeto, que oferece ainda cursos profissionalizantes para os pais, a fim de atingir toda a família desses moradores de áreas pobres.

Ricardo, que está na Índia há quatro anos e visita os Estados Unidos pela primeira vez, trabalha em uma incubadora de projetos de empreendedorismo social na cidade mais populosa da Índia. Seu trabalho é ajudar pessoas que têm ideias inovadoras, contribuindo com iniciativas que podem provocar mudanças, desde as recém-lançadas até aquelas que existem há anos e ainda não obtiveram grande alcance. Ele planeja voltar ao Brasil, em dezembro, para iniciar um novo projeto.