Chegou a hora de brasileiros no Brasil e em todo o mundo exercerem o direito de voto e escolher quem será o próximo presidente da República durante os próximos quatro anos. As Eleições presidenciais brasileiras de 2014 serão realizadas nos dias 5 de outubro e, havendo segundo turno, dia 26 de outubro.
Estima-se que 22.294 mil brasileiros são aptos a votar na jurisdição de Miami do total de 354.184 eleitores no exterior.
Em Miami, eleitores devem apresentar-se para votar entre 8am às 5pm, munidos de seu título eleitoral e documento oficial brasileiro com foto (como passaporte brasileiro, carteira de identidade brasileira ou carteira de motorista brasileira). Não serão aceitos documentos de identificação americana, como passaporte e drivers license.
Na Flórida, urnas serão instaladas no Miami Dade College, Wolfson Campus (300 NE 2nd Avenue, Miami, FL 33132), onde votarão cidadãos brasileiros inscritos na jurisdição do Consulado-Geral. Haverá estacionamento gratuito no local das eleições.
Títulos eleitorais
O Consulado-Geral do Brasil em Miami informa que ainda há aproximadamente 14 mil títulos de eleitor disponíveis para a retirada na sede da repartição (80 SW 8th Street, suíte 2600, Miami, FL 33130).Recomenda-se a retirada desses títulos antes do dia das eleições para evitar longas filas. Além do horário normal de atendimento (entre 9:30am e 1:30pm), foi aberto um horário exclusivo para a retirada dos títulos até o dia 3 de outubro, das 2 às 4pm.
Orlando
Não serão abertas urnas na cidade de Orlando. No entanto, os eleitores residentes naquela e em outras cidades devem votar em Miami, desde que inscritos nas zonas eleitorais da jurisdição do Consulado-Geral. O prazo para transferência do título para a jurisdição terminou no dia 7 de maio.Como justificar
Em caso de ausência do domicílio eleitoral nos dias de votação, eleitores poderão preencher o formulário de Justificativa Eleitoral e entregá-lo, no prazo de até 60 dias após cada turno das eleições, na Sede do Consulado-Geral.Alternativamente, eleitores inscritos no exterior poderão enviar o requerimento de justificativa, por via postal, ao juiz da 1a Zona Eleitoral/Cartório Eleitoral do Exterior até o dia 4 de dezembro de 2014, para justificar a ausência no primeiro turno, e 26 de dezembro de 2014 para a justificativa quanto ao segundo turno.
O endereço do Cartório Eleitoral do Exterior é: Setor de Habitações Individuais Sul (SHIS), QI 13, Lote I, Lago Sul, CEP 71635-000, Brasília/DF, Brasil. Eleitores inscritos no Brasil e que não justificaram a ausência no Consulado-Geral, deverão fazê-lo junto ao Cartório Eleitoral onde está registrado, observados os prazos de 30 dias após o seu retorno ao país ou de 60 dias a partir da realização de cada turno. Nesse caso, o requerimento poderá ser entregue pessoalmente ou pelos correios.
Em qualquer dos casos, para serem aceitas, as justificativas deverão estar acompanhadas de:
- Cópia de documento oficial brasileiro de identificação.
- Comprovante (tais como contratos de aluguel, contas de luz, telefone e outros serviços, contrato de emprego, matrícula em escola, entre outros) ou declaração assinada pelo próprio eleitor no caso daqueles que residem no exterior, se for o caso.
- Cópia de bilhetes aéreos, reserva em hotel ou qualquer outro meio que comprove estar o eleitor em viagem ao exterior.
Não é necessário autenticar qualquer dos documentos descritos nos itens acima.
SERVIÇO:
O que
: Eleições presidenciais do Brasil em MiamiOnde:
Miami Dade College, Wofson Campus (300 NE 2nd Avenue, Miami, FL 33132)Quando:
Domingo, dia 5 de outubro, das 8am às 5pmDocumentação:
Título eleitoral cadastrado na jurisdição de Miami e documento oficial brasileiro com foto.