Brasileiros no exterior reivindicam renovação de passaporte grátis

Por Gazeta News

reivindicacoes

No dia 1º de julho, um grupo de brasileiros se reuniu novamente no centro de Miami, em um “Segundo Ato” de apoio à série de protestos que ocorreram no Brasil ao longo do último mês. Os organizadores, Bruno Contipelli e Debora Rosenn, leram uma lista com 35 reivindicações, que incluíam medidas para acabar com a corrupção e reformas estruturais no Brasil.

A última reivindicação da lista é exclusiva para os brasileiros residentes no exterior e pede que a renovação de passaportes para aqueles que comprovarem residência fora do país seja isenta de taxas.

“No Brasil, o documento de identificação é o RG. Cada Estado fornece gratuitamente o 1º RG para o cidadão. Em caso de perda, é necessário pagar uma taxa para emissão de uma 2ª via”, explica o documento. “No caso de roubo do RG, a emissão de uma 2ª via é grátis se apresentado um Boletim de Ocorrência (BO). Não é necessária a renovação do RG”.

Já no caso dos brasileiros residentes no exterior, o documento utilizado como identificação é o passaporte, mas esse tem que ser renovado a cada cinco anos. “Somos obrigados a renovar nosso passaporte e em caso de roubo ou extravio é cobrado o dobro do valor da emissão do primeiro passaporte, mesmo se apresentarmos o boletim de ocorrência”.

Por isso, o grupo propõe que o brasileiro que comprovar sua residência fora do Brasil possa obter a renovação de seu passaporte “livre de qualquer taxa”.