Brasileiros fazem manifestação contra norte-americanos antiimigrantes.

Por Gazeta Admininstrator

Era para ser um protesto de brasileiros contra a lei antiimigração de Riverside, mas o ato foi tomada por alguns manifestante com cartazes xenófobos. "Escória". "Lugar brasileiro é na favela". "Fora, latinos".

De acordo com a polícia local, 1.500 pessoas se reuniram nesse domingo (20) em frente à prefeitura. Dois terços eram norte-americanos.

"É ridículo. Essa cidade não existia quando cheguei aqui", diz o mineiro Julio Pereira, 22, oito nos EUA. "Esses imigrantes violaram a lei e estão aí, roubando trabalho de todos os americanos", justifica Steven Harris, 31.

Titular da paróquia da cidade, o padre Angelo Amaral, também mineiro, liderava o protesto. "As coisas têm de ser resolvidas na Justiça. Essa lei afetou em muito a presença brasileira", afirmou.

Comerciantes norte-americanos que a empregam imigrantes a baixo custo e à revelia de leis trabalhistas defendiam os brasileiros.

"Meu restaurante esta arruinado, não tenho um empregado mais", queixa-se Michael Tous. "Esse país foi construído por imigrantes. Quem somos nós? Índios nativos?", completa Brian Poulis, dono de loja de bebidas.