Brasileiros finalistas do Latin Grammy 2015 - Planeta Música

Por Gene de Souza

A Academia Latina de Gravação anunciou os finalistas de todas as categorias da 16ª Entrega Anual do Latin Grammy. A cerimônia de entrega acontecerá em 19 de novembro, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Como de costume, algumas categorias são destinadas aos destaques de várias vertentes da música brasileira, como MPB, samba, pop rock e sertanejo. Vale destacar que a cantora Tulipa Ruiz (foto) foi indicada, ao lado dos brasileiros da banda Vitrola Sintética, em uma das mais importantes categorias internacionais. Além de concorrer como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, ela está no páreo pelo Latin Grammy de Revelação do Ano.

Entre as demais categorias gerais, o Brasil também teve representantes indicados para “Produtor do Ano”, “Melhor Álbum de Música Clássica”, “Melhor Álbum Instrumental”, “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação”, “Melhor Projeto Gráfico”. Veja a lista completa dos indicados no site www.LatinGrammy.com

____________________________________________

NX Zero renasce em novo disco Para continuar na estrada, o NX Zero precisou se reconstruir e passar por uma crise que quase acabou com a banda. Desse recomeço, surge “Norte”, o primeiro disco de inéditas do quinteto em um período de três anos. Agora, aos trinta anos, os integrantes celebram a continuidade da parceria e da amizade que começou lá em 2001 e apresentam um trabalho maduro, pautado por um rock alternativo que foge daquele emocore que consagrou o NX. Depois de reconhecer que a química da banda não era mais a mesma, Di Ferrero conta que viveu um dos piores períodos de sua vida. “Eu olhei para minha carreira e, pela primeira vez, me senti insatisfeito. No último disco, lembro que só estávamos preocupados em colocar uma balada pra garantir público, e isso me deixou muito triste. Então eu reuni todo mundo e disse ‘ou a gente se acerta ou acaba de vez’”, lembra. Assim, para recuperar a amizade e o equilíbrio, o quinteto montou seu próprio escritório e passou por um período de autoconhecimento em Juquehy (SP), no início de 2014. O resultado dessa viagem, que conseguiu não só reaproximar os amigos como também dar fôlego ao grupo, são as faixas do EP “Estamos No Começo De Algo Muito Bom, Não Precisa Ter Nome Não” (2014) e o disco “Norte” (2015).

______________________________________________

Diogo Nogueira, porta-voz da alegria A permanência do samba como gênero relevante e a preservação da sua identidade se deve, em grande parte, ao trabalho árduo de um grupo seleto de artistas. Entre eles, está o cantor Diogo Nogueira. Uma das vozes com mais penetração na grande mídia, o herdeiro musical do mestre João Nogueira tem se colocado como um verdadeiro embaixador do samba.

Não por acaso, ao primeiro toque de seu novo disco “Porta-Voz da Alegria” (Universal), nos sentimos teletransportados para uma praia ou roda de samba carioca, com todos os seus adoráveis clichês. “Um bom samba tem até o poder de curar a pessoa. Já vi gente sair da depressão depois de passar a frequentar uma roda de samba”, diz o cantor. Composta por André Renato e Picolé, a faixa que dá nome ao trabalho já havia sido gravada em 2009 pelo Grupo Bom Gosto, mas ganhou novo fôlego com Diogo Nogueira. Em agosto, foi disponibilizado um webclipe com centenas de fotos enviadas por fãs, todas retratando momentos de alegria dessas pessoas. O próprio cantor convocou o público a postar as fotos no Instagram, com a hashtag #PortaVozDaAlegria e foi prontamente atendido: cerca de 2500 imagens foram postadas.