Brasileiros investiram mais de $6 bi de dólares em imóveis no sul da FL em 2016

Por Daniel Galvão

for sale
[caption id="attachment_135928" align="alignleft" width="300"] Foto: FlickR[/caption]

Apesar da forte recessão que o Brasil atravessa há 2 anos, o número de brasileiros que tem decidido investir no setor imobiliário americano continua em alta. Para se ter uma ideia, segundo dados do último relatório da Associação de Corretores de Imóveis de Miami, que foca em compradores estrangeiros, no ano passado foram investidos $6,2 bilhões de dólares em casas e apartamentos no Sul da Flórida.

E para quem pensa que foi um ano atípico, vale lembrar que o de 2016 foi bastante parecido com o de 2015, quando os brasileiros compraram em imóveis o equivalente a $6,1 bilhões de dólares. Apesar da cifra bilionária, o Brasil ocupa apenas a terceira posição no ranking das nacionalidades que mais investem no setor na Flórida.

O país com o maior percentual de investidores é a Venezuela (15%), seguida da Argentina (11%). Brasil e Colômbia (10% cada) dividem a terceira posição, acompanhados por Canadá (6%) e México, França e Peru (4% cada).

Em 2016, segundo o relatório, foram vendidas cerca de 10.885 residências contra 10.678 do ano anterior - aumento de 1,9%. O levantamento, que apontou os principais países estrangeiros que compraram as propriedades, incluiu dados dos condados de Miami-Dade, Broward, Palm Beach e Martin.

As três cidades da região onde ocorreram mais da metade de todas as vendas de imóveis feitas a estrangeiros são Miami, Fort Lauderdale e West Palm Beach. Outro dado importante revelado pelo relatório é que quando se trata da região de Miami-Dade, os brasileiros respondem por 15% das vendas, alcançando o segundo lugar.