Brasileiros receberão Chanceler chileno no intuito de "renovar aliança" entre os dois países.

Por Gazeta Admininstrator

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Alejandro Foxley, irá nesta segunda-feira (29) ao Brasil no intuito de renovar a aliança entre os dois países, informou hoje a Chancelaria chilena.

"Temos uma aliança renovada com o Brasil, voltamos a nos olhar nos olhos e reconhecemos que nossos projetos são muito similares", disse Foxley em declarações divulgadas neste domingo pelo governo do Chile em comunicado.

Segundo a nota oficial, o chanceler será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e se reunirá com seu colega Celso Amorim a fim de estabelecer ações concretas que ampliem os acordos e as linhas de trabalho entre Chile e Brasil.
Em pauta estará alguns temas de interesse comum na agenda multilateral, como a Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti), iniciativa que tem como objetivo a reabilitação política e econômica do Haiti e uma paz duradoura nesse país.

Chile e Brasil desempenharam um papel central na missão da ONU no Haiti, na qual mantêm consideráveis contingentes militares.

A agenda também inclui o tema da Rodada Doha da OMC, na qual os países emergentes têm protestado contra a Europa e os EUA devido aos elevados subsídios agrícolas concedidos a seus agricultores.

Também serão tratados aspectos relacionados ao abastecimento energéticos da região.

Brasil e Chile assinaram em abril um memorando de entendimento que prevê a criação de uma comissão mista permanente destinada a coordenar a cooperação entre os dois países na área energética.

No Brasil, Foxley também tem agendado um encontro com integrantes da Comissão de Relações Exteriores do Senado e com o Grupo Parlamentar Brasil-Chile.