Por Atilano Muradas
O Gazeta 531, pág 23, de julho deste ano, publicou uma reportagem com o teólogo e capelão Antônio Neto, que trabalha como voluntário no North Broward Medical Center. Na ocasião, ele anunciou que estava promovendo um curso de Capelania Hospitalar, o que ocorreu em agosto. O curso aconteceu em quatro quartas-feiras consecutivas - 8, 15, 22 e 29 de agosto - perfazendo um total de 16 horas/aula.
Quando a reportagem do Gazeta foi a público, haviam 30 vagas que já estavam completas. Contudo, a procura foi tanta, que Antônio abriu, excepcionalmente, mais oito vagas. Portanto, se formaram 38 brasileiros que agora estão aptos a prestarem assistência a enfermos e seus familiares, em hospitais e residências.
A formatura do grupo ocorreu no dia 2 de setembro, em culto solene realizado nas dependências da Primeira Igreja Batista Brasileira do Sul da Flórida, sob a direção do Pastor Silair Almeida.
O professor do Curso de Capelania foi o mestre e doutor em capelania, Dr. James Moon, que é brasileiro, filho de missioná-rios americanos, e fala Português e Inglês fluentemente. O Dr. Moon tem mais de 25 anos na área de capelania tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos e, atualmente, é o capelão titular do Hospital de Miami.
As matérias do curso enfocaram a atitude com o paciente comum e com aquele que está em fase terminal, o emocional dos visitadores, atitude com a família do paciente, como aconselhar, e até questões ligadas ao sepultamento. Antes mesmo da formatura, os formandos se reuniram para traçar um plano de trabalho.
Antônio Neto garante que há demanda para todos esses formandos. “Hoje temos muitas pessoas internadas em hospitais e outras que estão em casa necessitando de visitação. E não estão doentes apenas no físico. Precisam também de socorro emocional.”, disse.

