Brasileiros são vítimas de golpe do “falso Cash App” em Sunny Isles

Por Gazeta News

original
Os brasileiros Carlos A. e Kamilla A., pai e filha, começram a semana como mais uma vítima de golpes envolvendo falsos aplicativos, o tem aumentado com as regras de distanciamento social forçando as pessoas a negociarem à distância, com transações feitas online.  Eles foram vítimas de um golpe usando o nome CashAPP, supostamente por alguém da cidade de Doral. Moradores de Sunny Isles, os brasileiros negociavam a venda de uma máquina fotográfica semiprofissional, através do aplicativo OfferUp. O pai é motorista de Uber e a filha foi demitida do TJ Max. Com dificuldades para pagar as contas, resolveram se desfazer de itens supérfluos, como bicicleta, vara de pescar e outros itens. A filha então postou a máquina para vender no OfferUp, no domingo, dia 3. Logo um interessado se apresentou para comprar o item e falou que pagaria pelo CashApp. Kamila aceitou a oferta e depois recebeu um e-mail comunicando que o pagamento foi feito. “Daí a gente enviou a câmera para o endereço cedido pelo comprador(a), na segunda-feira. Horas depois minha filha questionou por que o dinheiro não entrou na conta e eles mandaram uma mensagem falando que minha filha precisava colocar $300 na conta dela para liberar o cartão. Falei pra Kamilla que era golpe. Horas nos demos conta que realmente fomos vítimas de um golpe”, relata Carlos. Os brasileiros foram até o departamento de polícia local e tentaram fazer denúncia oficial. “Mas os policiais disseram que não podem fazer nada porque se trata de uma transação de pessoa para pessoa; que se fossem de transações sob umbrela de uma empresa, como a Amazon, poderia acolher a denúncia”, conta ele. “A polícia está sendo omissa. É revoltante... ficam 300 dentro da delegacia sem fazer nada. Por que não impedir isso de acontecer nas ruas? Deixam os bandidos lesarem a população sem fazer nada? Agora a gente amarga um prejuízo de US$525”, lamenta Carlos. “Vou no correio tentar descobrir quem assinou pelo recebimento”, completo.
Esquema usando nome do Trader Joe’s são compartilhados em redes sociais
 O FBI já tinha advertido, na semana passado, que tinha aumentado o número de denúncias de golpes envolvendo falsos representantes do IRS, do departamento de Social Security, e esquemas do COVID-19 durante essas semanas de pandemia. Postagens falsas de doações, cupons do Walmart e do Trader Joe’s também se espalharam pelas redes sociais. [caption id="attachment_198563" align="alignleft" width="365"] Nomes do Trader Joe's e Walmart são sempre usados em ofertas de falsos cupons e gift cards.[/caption] Os posts realicionados ao Trader Joe’s , por exemplo, tem sido compartilhados recentemente por brasileiro mesmo depois da empresa ter advertido aos consumidores,  dia 15 de abril, que trata-se de um golpe. De acordo com os links compartilhados, as redes Trader Joe's e Walmart estariam, supostando, doando mantimentos gratuitamente ou gift cards nos valores de US $  150 a US $ 250 para todos, devido à pandemia. Eles geralmente pedem para a pessoa acessar um link. Depois de clicar no link, o cliente é direcionado para um site em que é solicitado a preencher uma pesquisa sobre o Trader Joe. O site diz que você receberá seu voucher pelo “cupom falso” em duas horas. O Trader Joe's divulgou uma declaração em 15 de abril, em comunicado online, “que as promoções são enganosas, e que eles tentam ativamente remover a ligação do nome da rede a esses esquemas”.
Walmart
Já com o nome do Walmart, os golpes dos gift cards voltaram a funionar em março de 2020, com as postagens do Facebook e WatsApp oferecendo cupons gratuitos para compra em mercadorias do supermercado, sob a alegação de que a empresa estava comemorando seu aniversário. Os usuários que responderem às ofertas falsas devem compartilhar um link ou publicação em mídia social para espalhar a fraude mais amplamente e atrair mais vítimas. O Walmart já comunicou que se trata de fraude recorrente, que vem sendo repetida por anos com mensagens diferentes.