Brasileiros têm casas queimadas e contam com solidariedade da comunidade para reconstruí-las

Por Marisa Arruda Barbosa

Na casa de André, o incêndio teria sido iniciado por um curto circuito no quarto do filho. Sorte que a família estava em viagem de férias.

Dez meses depois que recebeu a ajuda do filho para comprar um apartamento, à vista, em Deerfield Beach, a baiana Elizabeth Cunha, de 72 anos, saiu no dia 28 de dezembro e, ao voltar, tudo estava queimado. “Eu praticamente perdi tudo”, conta sobre o apartamento, que fica na Sample Road com a 5th Ave, no condomínio Golden Crest. “Até hoje, a perícia não descobriu o que aconteceu e nem eu sei se deixei o fogão aceso ou se foi um curto-circuito”.

No final de semana do dia 13, o mesmo aconteceu com uma família de brasileiros na mesma região, na Sample Road com a 11th Ave. André da Silva, sua esposa e os dois filhos foram passar cinco dias em Orlando e, quando voltaram, tudo estava queimado. “O incêndio está sendo investigado, mas tudo indica que um curto circuito no quarto do filho dele teria iniciado o fogo”, explicou Ana, uma amiga que acolheu o casal nos últimos dias.

“Mas ainda não foi descartada a possibilidade de o incêndio ter sido iniciado por um raio, já que choveu muito naquele final de semana”. Segundo Ana, a família já conseguiu uma casa para ficar por dois meses em Boca Raton.

Em poucos dias, amigos ajudaram com quase tudo para André e sua família, mas ainda há um longo trabalho para tornar a casa habitável novamente. É isso que tem feito Elizabeth desde que o fogo destruiu sua casa.

Há meses vivendo com a filha Desde então, Elizabeth vive com sua filha, o genro e os dois netos, em Margate. “Meu neto ofereceu o quarto dele, mas não achei justo, pois não sabia por quanto tempo eu ficaria lá. Durmo no sofá todas as noites e vivemos bem juntos”, conta. Mas Elizabeth está fazendo todo o possível para conseguir voltar a viver em sua casa. E, para isso, ela está recorrendo à comunidade brasileira. “Eu não tenho dinheiro para reconstruir”, disse. A prefeitura da cidade de Deerfield Beach fez uma estimativa de $15 mil dólares em consertos para que Elizabeth possa receber novamente a permissão para viver em sua casa. O principal é a instalação do ar-condicionado, cujo orçamento ficou em $5.800 dólares, arrumar a parte elétrica e o encanamento do apartamento.

Em janeiro, alguns membros da igreja New Life foram até a casa de Elizabeth para ajudar a limpar as paredes, que ficaram todas pretas por causa da fumaça. Membros da igreja já ajudaram com algumas doações, como armários de cozinha e banheiro, fogão. Um dos membros se ofereceu para pintar a casa quando tudo estivesse pronto. Mas ainda falta bastante coisa.

Sem seguro Elizabeth explicou ao GAZETA que comprou o apartamento com a ajuda de seu filho, que enviou o dinheiro da venda de um terreno no Brasil. Quando comprou o imóvel, não havia ar-condicionado e Elizabeth tinha uma lista de consertos para fazer, mas pouco dinheiro. Por isso, ela ainda não havia contratado uma seguradora para a sua propriedade. “Foram muitos gastos no momento da compra e eu estava fazendo tudo pouco a pouco”, explicou ela, que só trabalha esporadicamente e conta com a ajuda dos filhos. Ela tinha planos de alugar um quarto para alguém quando tudo estivesse pronto. Elizabeth continua pagando $300 dólares de taxa de condomínio ao mês. “Quando fui fazer seguro para meu carro, minha agente disse para eu fazer um seguro para a casa, mas eu tinha que esperar mais um pouco, para quando tivesse dinheiro”.

Para ajudar

Elizabeth Quem quiser ajudar Elizabeth a voltar para casa, entre em contato com ela através do telefone: (561)305-3851. Para fazer em doações em dinheiro, a conta dela é do Bank of America, Elizabeth Cunha: 003767293128.

André e família Amigos já fizeram várias doações para André e sua família. Agora, o que falta mais são brinquedos e roupas de criança para Alex, de 8 anos, e Jéssica, 10. Mas em poucos dias, os quartos das crianças na casa em que ficarão temporariamente, em Boca Raton, estarão prontos. Aos que quiserem fazer doações em dinheiro, a conta de Andre Marques da Silva do Bank of America é: 004434297142.