Brazilian Voices comemora 10 anos celebrando as mulheres

Por Gazeta News

Beatriz Malnic and Loren Oliveira - Brazilian Voices Directors

O Brazilian Voices comemora 10 anos este mês. Para comemorar, além de (mais uma) apresentação surpreendente agendada para o dia 18, as fundadoras da organização Beatriz Malnic e Loren Oliveira, contaram ao “Gazeta News” um pouco da história do Brazilian Voices e seus projetos.

Depois de trabalharem juntas em um grupo musical, “Acoustic Brazil”, as duas encontraram a motivação para criar o Brazilian Voices, onde uniram seus talentos.

Malnic, há mais de 12 anos nos EUA, já chegou com uma bagagem musical que adquiriu ao trabalhar com grandes nomes da música brasileira, como Toquinho, com quem fez turnês pela América do Sul e Europa, Chico Buarque, Geraldo Vandré e Roberto Menescal. Nos Estados Unidos, continuou sua carreira musical, lançou seus CDs “Estrada do Sol” e “Bossa & Blues”, e fundou o Brazilian Voices ao lado de Oliveira.

Oliveira começou cedo sua carreira de atriz e cantora no Brasil. Ela foi a atriz principal em diversas peças teatrais como “Amapola”, “Evita”, “Hair” e “The Imaginary Invalid”. Em 1994 se mudou para os Estados Unidos, onde continuou sua carreira, contribuindo com muitos artistas locais, até a criação do Brazilian Voices.

Gazeta - Podem contar um pouco da história do Brazilian Voices?

Brazilian Voices - Em 2001 estávamos (Loren e Beatriz) participando de um treinamento em Miami, com um diretor do Brasil para fazer dublagem. Em uma dessas idas e vindas a Miami, resolvemos começar um workshop de canto, a princípio para interessados em fazer dublagem. Abrimos inscrições e apareceram 33 pessoas - todas mulheres. Ao final desse workshop, que durou 3 meses, resolvemos colocar em prática o que ensinamos, fazendo nossa primeira apresentação com músicas brasileiras no festival “Viva Broward”, em Ft. Lauderdale. A aceitação do público foi tão intensa, que resolvemos continuar com um novo formato e com o nome de Brazilian Voices.

Nossa missão é estimular a mudança social através do intercâmbio cultural, a apreciação à musica e educação. O Brazilian Voices também ajuda as participantes, através de atividades culturais, educacionais e filantrópicas, a presenvar sua identidade cultural, aumentar a autoestima e assumir uma contribuição efetiva à comunidade local.

Gazeta - Quantas integrantes haviam no grupo no começo? E agora? O grupo é aberto à entrada de novas pessoas?

BRV - Começamos com aproximadamente 15 cantoras, e hoje somos mais de 60 inscritas. Dessas 60, aproximadamente 40 ou 50 pessoas participam dos shows.

Fazemos duas “auditions” por ano. As interessadas vão até nosso local de ensaio, onde ensaiamos duas vezes por semana. Depois de explicarmos sobre nossa organização sem fins lucrativos, diferentes departamentos (Artístico, Educacional, Arts and Healing e Brazilian Voices Kids) e fazemos uma prova vocal. Os critérios são afinação, habilidade de segurar a mesma tonalidade de uma música durante o trecho cantado e comprometimento a participar dos ensaios. As interessadas em participar do grupo podem obter informações sobre datas para audition pelo nosso site www.brazilianvoices.org.

Gazeta - Quando começou, vocês tinham ideia do que se tornaria o BRV? Desde o início vocês tiveram o apoio do Broward Center, e contatos com grandes nomes da música brasileira? Como funciona o apoio e patrocínio?

BRV - Nós não imaginávamos que este projeto poderia alcançar esta dimensão de importância na vida das integrantes e da comunidade local, porém sempre sonhamos e trabalhamos com muita seriedade e profissionalismo para que isso pudesse se realizar. Desde o início tivemos o apoio da TAM Airlines, do Broward Center for the Performing Arts e também alguns artistas devido aos trabalhos de produção que Loren e Beatriz já haviam realizado na Flórida, Nova York e Brasil.

Gazeta - Podem contar sobre alguns projetos interessantes ao longo desses 10 anos?

BRV - Jade, a nossa diretora artística é sempre muito criativa e constantemente desafia o grupo para ousar em suas performances, temas e repertório. Temos também o conselho de diretoras que analisam, alinham e desenvolvem os programas e projetos de acordo com as necessidades das coordenadoras de cada departamento. Sempre contratamos músicos profissionais para nossos eventos e gravações. As nossas cantoras executam algumas peças bem complexas, como as Bachianas de Vila Lobos, arranjos de 4 vozes de Tom Jobim e até Bohemiam Rhapsody de Queen, Lady Gaga e Rita Lee. Adoramos surpreeender o público - e a nós mesmas também - com músicas que fazem parte da trilha sonora de nossas vidas. Adoramos um desafio!

Gazeta - Podem contar um pouco sobre como os outros projetos foram criados?

BRV - Todos os quatro departamentos foram criados pelo conselho das diretoras e desenvolvidos pelas cantoras que já tinham experiência nessas áreas. As coordenadoras de cada departamento têm a liberdade de criar, produzir, inovar, expandir e expressar suas habilidades e talento juntamente com as diretoras. O Brazilian Voices é muito afortunado de poder contar com tantas parceiras e amigas dedicadas e sinceras em tudo que fazem.O segredo do sucesso aqui é o amor e a alegria.

Além do Concerts & Performances temos também:

O Departamento Cultural & Educational – projeto educacional para crianças e adultos sobre o Brasil e sua cultura, idioma, geografia e modernidade; Brazilian Voices Arts and Healing – leva a música aos pacientes e seus familiares em hospitais e abrigos de idosos. As vozes promovem o bem-estar através dos efeitos benéficos da música; Brazilian Voices Kids – lançado inicialmente há alguns anos no Miami Children’s Museum, está agora baseado em Weston e ensina música brasileira às crianças, sendo um processo de aprendizagem através da música.

Show comemorativo de 10 anos será no dia 18 de novembro

No dia 18 de novembro, às 20 horas, o Brazilian Voices apresentará uma performance comemorativa de 10 anos no Amaturo Theater do Broward Center for the Performing Arts, na sexta-feira, 18 de novembro às 20 horas.

O grupo de vozes femininas, Brazilian Voices, vencedor do Brazilian International Press Award por nove vezes consecutivas, apresentará ao público uma seleção musical emocionante abrangendo hits brasileiros e americanos.

Apresentando sucessos de James Brown e Queen a Tim Maia, Rita Lee e Lady Gaga. O concerto está sob a direção artística da premiada artista visual e fotógrafa, Jade.

A jovem cantora e compositora Davina Leone abrirá o show com o apoio do grupo veterano que incentiva jovens talentos musicais. As 50 serão acompanhadas pela George Tandy Party Band.

Ingressos já estão à venda por $25 e $30 dólares no site www.browardcenter.org.

FATOS RÁPIDOS

O QUE: 10 Years of Brazilian Voices – Celebrating Women QUANDO: sexta-feira, 18 de novembro, às 20 horas ONDE: Amaturo Theater - Broward Center for the Performing Arts 201 SW Fifth Avenue - Fort Lauderdale, FL 33312 INF.: Loren - (954) 217-1111 ou info@brazilianvoices.com SITES: www.brazilianvoices.org, www.browardcenter.org