Britânica é despedida em 45 minutos por ser fumante

Por Gazeta Admininstrator

Sophie Blinham disse que prometera não fumar no local de trabalho
Uma mulher está alegando na Grã-Bretanha que foi mandada embora de seu novo emprego apenas 45 minutos após ter começado na função apenas porque ela é fumante.
Sophie Blinham, de 21 anos, havia conseguido um emprego temporário na área de administração da Dataflow Communications Limited, uma empresa de engenharia de softwares da cidade de Wells.

Ela disse que, nesta quinta-feira, no seu primeiro dia, foi levada para conhecer as instalações da empresa e depois perguntaram a ela se fumava. Quando ela respondeu que sim, foi dispensada, apesar de afirmar que não fumaria no local de trabalho.

"Eu fiquei pasma. Eu disse apenas que era justo, porque não seria justo me empregar como fumante quando ninguém fumava, e eles disseram que empregam pessoas nesses parâmetros", afirmou ela.

Cheiro

Ela havia conseguido a colocação por meio de uma agência de empregos.

Fran Edwards, diretor da Dataflow, disse que a empresa, que tem 20 funcionários, havia colocado em seu site na internet um anúncio oferecendo vaga para um "não-fumante", de acordo com o jornal The Times.

Por sua vez, Ian Murray, porta-voz da companhia, disse à BBC que a empresa quer "empregados saudáveis e nós acreditamos que um não fumante é mais saudável que um fumante".

"Nós não queremos que as pessoas venham trabalhar cheirando a cigarro. Nós não queremos pessoas perambulando fora do prédio em dias frios, tremendo de frio e fumando", completou.

Frank Ryan, um advogado trabalhista, disse ao Times que a Dataflow não violou nenhuma lei ao demitir Blinham.