Broa de Batata-doce com Fubá - Culinária

Por Gazeta News

Depois de experimentar várias receitas de cornbread (pão de milho), classifiquei esta como uma das melhores. Aliás, para mim não é pão e sim uma deliciosa broa de batata-doce e fubá. O sabor da pimenta caiena é sútil, mas faz toda a diferença.

Ingredientes : 8 a 10 porções

250 g de batata-doce cozida e descascada 4 ovos grandes 1 xícara de leite misturada com 1 colher (sopa) de suco de limão ½ xícara de iogurte natural 1 colher (chá) de casca de limão ralada 2 ¼ de xícaras de fubá de milho ( yellow cornmeal) 1 xícara de farinha de trigo ¾ de xícara de açúcar 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 ½ colher (chá) de sal 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio ½ colher (chá) de gengibre fresco ralado ¼ colher (chá) de pimenta vermelha em pó (caiena) ¾ de xícara manteiga gelada, cortada em pedaços

Modo de Preparo:

1-  Cozinhe ou asse as batatas, passe pelo espremedor e reserve.

2- Preaqueça o forno a 375°F(190°C). Unte e polvilhe com farinha de trigo um refratário de 23 x 28 cm (usei um refratário de 23 x 15 cm x 7 cm ).

3- Em uma tigela grande, bata ligeiramente os ovos, junte a batata amassada, o leite, o iogurte e a casca de limão; misture e deixe de lado.

4- Em uma outra tigela grande, coloque os ingredientes restantes, com excessão da manteiga. Misture tudo muito bem e depois acrescente a manteiga, misturando com a ponta dos dedos até obter uma farofa granulosa.

5- Adicione a mistura de fubá à mistura de batata. Mexa somente até os ingredientes se juntarem (não misture demais para que a massa não fique muito lisa). Coloque na fôrma preparada. Leve para assar por 45 minutos ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Sirva com salada, carne, aves, peixe ou simplesmente com manteiga ou geleia.

Sugestão

Você poderá assar a broa em uma fôrma de bolo inglês ou em uma fôrma redonda ou retangular média, ou ainda em forminhas próprias para cupcake ou empadas.

Dica:

Prepare as batatas no microondas em potência alta por 8 a 10 minutos. Deixe esfriar um pouco, retire da casca e passe pelo espremedor ou amasse com um garfo.