Broward County emite alerta para alto nível de poluição

Por Gazeta News

pixabay 2

As altas temperaturas dos últimos dias aliada à baixa umidade do ar elevaram os níveis de poluição no sul da Flórida, e levou as autoridades de Broward County a emitirem alerta sobre a baixa qualidade do ar.

Na última quinta-feira, 11, e nesta sexta, 12, foram registrados os níveis mais altos de poluição nos últimos dias. O sol forte, a baixa umidade do ar e as emissões de gases provocam altos níveis de ozônio próximo ao solo, ameaçando a saúde da população. "Muito sol e a baixa umidade do ar diminuem o oxigênio e causa a poluição de ozônio", diz Ana Suarez, especialista em qualidade do ar de Broward.

No sul da Flórida, o forte calor deve alcançar o pico na tarde desta sexta-feira, com a previsão para temperatura máxima girando em torno de 90°. Também está previsto calor na casa dos 90° para o sábado, e no domingo a temperatura deve chegar a 85°.

Em Orlando, a máxima prevista é de 92° nesta tarde, caindo para 86° ao anoitecer.

Idosos, crianças e enfermos

Os altos níveis de poluição de ozônio no nível do solo diminui a qualidade do ar e o cuidado deve ser maior nessa época. O primeiro alerta frequentemente é destinado aos “grupos sensíveis", que inclui crianças, idosos, pessoas que sofrem de problemas respiratórios e pessoas que se exercitam vigorosamente.

Algumas pessoas podem não perceber quaisquer efeitos nocivos, mas a exposição prolongada ao ar poluído pode provocar dor de garganta, de cabeça e dor no peito, e tosse.

A camada de ozônio fica a milhas acima da superfície da Terra e absorve a maior parte da luz ultravioleta do sol, mas na superfície este mesmo ozônio pode ser um poluente nocivo que causa problemas pulmonares e agrava problemas respiratórios.

No sul da Flórida, um estudo divulgado em março revelou 11 locais com ar bastante poluído: 6 em Miami-Dade e 5 em Broward.

Com informações do CBS Miami.