Broward County realiza pulverização aérea em combate ao zika vírus

Por Gazeta News

zika

As autoridades de saúde de Broward usaram helicópteros para pulverizar a área norte de Broward, na manhã desta segunda-feira, 12, saindo do North Perry Airport.

Com a intenção de eliminar as larvas e os mosquitos portadores do vírus, equipes de controle usaram spray com o ingrediente ativo BTI, um pesticida encontrado naturalmente no solo, e é usado mais de fazendas orgânicas em Florida Keys. Diferente do Nalede - pesticida utilizado em Miami-Dade County e que tem gerado controvérsia entre os moradores da região por ter sido proibido na Europa e suspeito de provocar problemas de saúde.

As áreas de Broward County pulverizadas envolvem: Tamarac, Margate, Pembroke Pines, Hollywood e Hallandale Beach, onde pessoas foram diagnosticadas com o vírus vivo e onde o mosquito Aedes aegypti foi encontrado.

De acordo com as autoridades de saúde, ainda não há uma transmissão ativa do vírus Zika no condado de Broward, mas há mais de 100 moradores que o teste deu positive em casos relacionados com viagens.

A descoberta pelas autoridades de pelo menos três mosquitos Aedes Aegypti portadores do vírus na Flórida levou à implementação da estratégia de pulverização com inseticida.

O primeiro local a ser pulverizado foi o bairro de Wynwood, onde surgiram os primeiros casos em Miami, há cerca de dois meses, mas o alastrar do surto e a descoberta dos mosquitos portadores levou as autoridades a decidir pulverizar também outras zonas.

Pelo menos 604 pessoas, incluindo 84 mulheres grávidas, já foram diagnosticadas com o vírus Zika no estado da Florida. Dessas, 56 seriam residentes em Miami. A maior parte dos diagnosticados estiveram em contato com o vírus fora dos Estados Unidos.

Fonte: Local 10.