Broward vota resolução a favor de imigrantes e refugiados

Por Gazeta News

Broward-County site

O Conselho de Commissioners do Condado de Broward aprovou na terça-feira, dia 7, uma resolução em que assegura “a segurança das famílias da comunidade à frente da política e independente da origem”.

Evitando o termo de comunidade "santuário", a resolução, patrocinada pela Commissioner Nan Rich, de Weston, declara Broward um "condado inclusivo e acolhedor para todos os seus moradores e visitantes independentemente de raça, religião, etnia ou origem nacional", e elogiou os imigrantes por terem "contribuições significativas para a parte econômica e social da nação".

De acordo com Rich, sua resolução "não teve nada a ver com as cidades-santuário", as quais Trump disse que vai retirar os fundos federais caso não contribuam com as autoridades federais de imigração.

"Eu sou particularmente sensível ao imperativo moral de acolher os imigrantes", disse Rich, que foi nomeada pelo presidente Bill Clinton para servir no Conselho Memorial do Holocausto dos Estados Unidos em 1999. "Sabemos o que acontece quando as portas estão fechadas e as pessoas morrem por não encontrarem refúgio, segurança e proteção ".

O condado de Broward nunca teve uma política de cidade-santuário embora o escritório do xerife de Broward tenha afirmado que honrará somente o pedido dos detentores federais se houver uma constatação de causa, como nos casos de imigrantes criminosos.

A decisão das autoridades de Broward em apoiar as famílias de imigrantes, independentemente do status, vem na esteira de votos semelhantes de apoio por líderes em Hillsborough County e St. Petersburg.

A resolução reside em forte contraste com o condado de Miami-Dade, onde os moradores aguardam a notícia dos Comissioners do Condado sobre se concordarão com a decisão do prefeito Carlos Gimenez de capitular à ordem executiva do Presidente Donald Trump ordenando que as localidades detenham imigrantes indocumentados para o governo federal.

Ativistas imigrantes e democratas falaram a favor da resolução do condado e criticaram as ações de Trump relacionadas aos imigrantes.

A resolução foi aprovada por 7 votos a 1, sendo o único voto contra o do Comissioner republicanoChip LaMarca, que votou em desacordo após observar que o município já tem um ato proibindo a discriminação a imigrantes e disse que não queria correr o risco de perder fundos federais para projetos portuários, rodoviários e de infraestrutura.

"Houve ameaças diretas do governo federal - se nós não fizermos as coisas de uma certa maneira eles vão reter o financiamento", defendeu.

Com informações do Miami Herald.