Semanas depois que o xerife do condado de Palm Beach anunciou publicamente que concordava em parar a operação rotineira de manter presas pessoas por causa de questionamentos sobre o status imigratório, o xerife do Broward Sheriff’s Office fez o mesmo anúncio à comunidade brasileira.
No dia 6, o xerife Scott Israel foi recebido por várias entidades em defesa dos imigrantes na Padaria 2000, em Deerfield Beach. “Havia aproximadamente 300 pessoas que acabaram ficando do lado de fora da padaria. Além de brasileiros, havia outras minorias representadas no local”, disse Urbano Santos, presidente do Centro Comunitário Brasileiro, que ajudou a organizar o encontro. Entre eles, estava o ativista cubano Felix Ruiz.
“Apoiamos a campanha eleitoral de Israel, o recebemos em vários estabelecimentos brasileiros e ele sempre prometeu informalmente que pararia de segurar indocumentados presos para entrega-lo ao Immigration and Customs Enforcement. Mas ele nunca fez esta declaração publicamente para a comunidade brasileira”, continuou Urbano.
No evento, o BSO distribuiu um Boletim Legal, no qual está escrito que é necessário que o imigrante indocumentado tenha um mandado expedido por um juiz federal ou magistrado para que a polícia local, no momento da prisão, coloque um “hold” de imigração sobre a pessoa presa.
Três condados
Agora, tanto a polícia de Broward, como a de Miami-Dade e a de Palm Beach, mais uma série de agências por todo o país, pararam de cumprir com o pedido do Immigration and Customs Enforcement (ICE), de reter temporariamente pessoas que possam estar vivendo no país ilegalmente.
Esse pedido mantém uma pessoa na cadeia por até 48 horas até que o ICE vá buscá-la e assumir a sua custódia para uma possível deportação. Mas defensores de imigrantes dizem que a prática é desleal, pois submete pessoas à pena de prisão sem uma ordem da corte para fazê-lo.
Eles também dizem que isso cria sensação de medo da polícia local entre comunidades de imigrantes, tornando as pessoas menos propensas a relatar crimes ou cooperar com as investigações criminais.