Bush antecipa seu retorno aos EUA

Por Gazeta Admininstrator

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, já está a caminho de Washington após participar da Cúpula do G8 [grupo dos sete países mais ricos do mundos e a Rússia], que termina nesta-sexta feira na Escócia.

Bush adiantou sua partida em meia hora, depois da antecipação do encerramento da cúpula decidido para beneficiar o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, que necessita regressar a Londres para participar de uma reunião de urgência sobre os atentados ocorridos nesta quinta-feira.

A cúpula do G8, que teve início na última quarta-feira (6), começou seu encerramento com um comunicado lido pelo primeiro-ministro do Reino Unido. Blair disse que que o G8 "fala hoje sob a sombra do terrorismo, que não obscurecerá o que eles foram fazer [no encontro]".

Os países do G8 (Alemanha, Canadá, EUA, França, Reino Unido , Itália, Japão e Rússia) ofereceram uma ajuda de US$ 3 bilhões aos palestinos e de US$ 50 bilhões à África.

"Não é o que todo mundo queria, mas representa uma conquista, uma conquista alcançável e verdadeira", indicou o grupo em comunicado.