Bush chega a Budapeste onde ficará por dois dias.

Por Gazeta Admininstrator

O presidente norte-americano, George W. Bush, chegou nesta quarta-feira (21) em Budapeste onde ficará por dois dias. Entre os eventos previstos está a participação da comemoração do 50º aniversário da revolução de 1956 contra o regime soviético.

Bush, a primeira-dama, Laura Bush, e a secretária de Estado, Condoleezza Rice, foram recebidos no aeroporto internacional da capital húngara pela ministra de Relações Exteriores Kinga Goncz e pelo embaixador dos Estados Unidos em Budapeste, George H. Walker.

Durante sua passagem por Budabeste, o presidente dos EUA se encontrará com o presidente da República, László Sólyom, o primeiro-ministro Ferenc Gyurcsány, a presidente do Parlamento húngaro, Katalin Szili, e os líderes dos partidos políticos com representação parlamentar.

Em Budapeste, sob fortes medidas de segurança, foram convocadas duas manifestações contra a visita de Bush, uma organizada pela Anistia Internacional e outra pela organização húngara Civis pela Paz.

As duas manifestações se reunirão sob o lema de "Um terrorista na Hungria" na mesma hora em que o presidente dos Estados Unidos pronunciar seu discurso comemorativo.

Bush chegou à Hungria procedente de Viena, onde participou hoje de uma cúpula com representantes da União Européia.

Esta é a segunda visita oficial de um presidente dos Estados Unidos à Hungria. A primeira foi a de George Bush pai em 1989, durante os anos de transição da Hungria rumo à democracia