Bush defende liberdade democrática na Geórgia

Por Gazeta Admininstrator

A integridade territorial e a soberania da Geórgia devem ser respeitadas por todas as nações, disse o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em discurso sobre a democracia na Praça da Liberdade, em Tbilisi, capital georgiana, que reuniu cerca de 50 mil pessoas.

Bush condicionou a entrada da Geórgia na Organização do Tratado do Atlântico-Norte (Otan) à resolução pacífica de seus conflitos pró-independência.

- A solução pacífica dos conflitos é essencial para a integração na comunidade atlântica - afirmou.

Bush elogiou o papel da Geórgia como precursora de uma crescente corrente de democratização em vários países.

- Vossa valentia inspira reformistas democráticos e envia uma mensagem que tem eco em todo o mundo: a liberdade será o futuro de cada nação e de cada pessoa no mundo - declarou o presidente.

Usando um tema que se tornou uma das constantes de sua viagem pela Europa que será concluída hoje, o presidente lembrou que a democracia e a liberdade também requerem obrigações. No caso da Geórgia, indicou, essas obrigações incluem a resolução por via pacífica dos conflitos pró-independência nas regiões de Abjasia e Osétia do Sul.

- Uma sociedade democrática é uma sociedade pacífica - destacou Bush.

Com o discurso em Tbilisi, o presidente termina a visita à Europa que o levou também à Letônia, Holanda e Rússia, para comemorar o 60º aniversário do fim na Europa da Segunda Guerra Mundial e para expressar seu apoio às jovens democracias do Leste Europeu.