Bush descarta deportação de imigrantes.

Por Gazeta Admininstrator

Washington - Apesar do incentivo de alguns setores conservadores a idéia de deportar milhões de imigrante ilegais “simplesmente não vai funcionar” declarou nesta quinta-feira (8) o presidente George W. Bush.

“Há alguns aqui em Washington que dizem, ‘Por que não vamos e prendemos essa gente e os fazemos retornar a seus países?, disse Bush em uma reunião com os líderes hispânicos da Chamada Nacional Hispânica de Oração.

“Isso simplesmente não vai funcionar”, acrescentou.

O presidente admitiu que o sistema de imigração é deficiente e que o Congresso precisa aprovar uma reforma de “sentido comum” que resguarda a fronteira e ao mesmo tempo permita que mais estrangeiros trabalhem no país de maneira temporária, dando também aos imigrantes ilegais uma possibilidade de se tornarem cidadãos.

Para o presidente, mesmo que pareça simples é pouco prático que 12 milhões de imigrantes ilegais, que vivem atualmente nos EUA, saiam do país e retornem de maneira legal. Algumas figuras conservadoras de seu partido sustentam que permitir que esses imigrantes se tornem cidadãos sem primeiramente retornarem a seus países, equivale a dar uma anistia a esses imigrantes.

De sua parte, Bush disse que uma anistia seria permitir a esses imigrantes a possibilidade de torná-los automaticamente cidadãos. Insistiu que em sua proposta está previsto que os imigrantes devem demonstrar que estão trabalhando e respeitando as leis, devem pagar uma multa, saber inglês e esperar o processo da mesma maneira que quem chegou ao país de maneira legal.

“Não temos que agir de forma extrema”, avaliou Bush. “Existe um ponto médio racional”.

O presidente espera que o Congresso aprove seu plano de imigração, no entanto, um grupo de legisladores conservadores o rechaçou e preferem uma lei que seja mais dura com aqueles que transgridem as leis para se instalarem ilegalmente nos EUA.

No entanto, os negociadores da Câmara de Representantes e do Senado ainda têm que se reunirem para se chegar a um acordo que concilie ambos os lados.

Bush fez suas declarações durante um discurso de 15 minutos realizado junto aos líderes hispânicos em um hotel ao lado da Casa Branca