Bush deve anunciar R$ 1,6 bi em ajuda à África

Por Gazeta Admininstrator

O anúncio deve ser feito durante a visita do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, aos Estados Unidos.

A quantia fica bem abaixo do que Blair esperava que fosse destinado para ajudar a colocar de pé a economia africana.

O governo britânico diz que a viagem aos Estados Unidos faz parte das preparações para a reunião de cúpula do G8, em Gleneagles, na Grã-Bretanha.

Menos expectativas

Blair espera conseguir usar sua gestão à frente do grupo para amealhar apoio ao alívio das dívidas do Terceiro Mundo.

Mas, antes de embarcar para os Estados Unidos, seus assessores já estavam tentando reduzir as expectativas para o encontro com Bush.

O presidente americano se opõe à proposta do ministro da Economia britânico, Gordon Brown, de ajudar a África usando um sistema global para financiar programas de vacinação.

Em uma entrevista ao jornal Financial Times, Blair indicou que havia desistido de tentar persuadir Bush a apoiar o plano de Brown.

Ele disse que a iniciativa é uma dessas coisas que “nós sabemos que eles não vão fazer, que não vamos pedir para que eles façam”.

Blair também quer que os países do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Canadá e Rússia) destinem dinheiro novo para a África, e não façam apenas a redirecionem fundos que já haviam sido alocados para a ajuda externa.

Ele também defende que seja criada uma estrutura de longo prazo para dar apoio financeiro ao continente, em vem de um aumento a doações para ajuda emergencial.

Um alto funcionário da Casa Branca disse que os dois líderes devem anunciar uma iniciativa conjunta que vai se concentrar nas necessidades alimentícias de populações vulneráveis da Etiópia e da Eritréia, além de carências de outros países.

Mas ele afirmou que o dinheiro americano viria em grande parte de fundos que já foram aprovados para uma linha de crédito humanitário do Departamento da Agricultura.