Bush é a favor do visto para o ?trabalhador-convidado?.

Por Gazeta Admininstrator

Presidente Bush pede a legisladores para conduzir um debate civilizado sobre a reforma de imigração.
Antecipando o turbulento debate sobre imigração, Presidente Bush aconselhou o Congresso, nessa quinta-feira, a se empenhar para evitar brigas entre grupos sobre a delicada questão da imigração.

O Senado deve discutir a questão sobre imigração nessa semana, porém o presidente e o líder de seu partido estão começando a ter diferentes idéias sobre o melhor meio para se dirigir aos cerca de 12 milhões de imigrantes ilegais, que vivem em solo norte-americano.
Bush quer que o Congresso crie um programa que permita aos estrangeiros receber o status legal nos EUA, possibilitando a permanência no país, para àqueles que fossem realizar trabalhos específicos. Quando esse período de permanência acabar, eles seriam requisitados a retornarem para casa, sem, no entanto, ter um atalho automático para cidadania.

Bush deixa a seguinte mensagem: “ Se você está fazendo um trabalho que os cidadãos americanos não irão fazê-lo, você é bem-vindo aqui, por um período, para fazer esse trabalho”.

"Devemos lembrar que há pessoas assumindo trabalhos que os americanos não fariam e que estão contribuindo para a força econômica de nosso país", acrescentou Bush.

A questão da imigração está bem dividida no país. Em particular para os Republicanos. Ela divide dois dos principais grupos – empresários e conservadores sociais.
O presidente está trabalhando, lado a lado com empregadores que querem baratear o trabalho como limpeza de quartos de hotéis, “bóia-fria” e outras tarefas que deixariam seus negócios mais competitivo. O senador Bill First, R-Tenn, disse que ele compreende essas questões econômicas, mas seu foco está na principal preocupação dos conservadores, a segurança social.

“A coisa mais importante é mantermos nossas fronteiras seguras, assim nós manteremos a América segura”, disse First a porta-voz Amy Call. “ É obvio que há drogas, que há criminosos vindo através dessas fronteiras. Há também pessoas de conhecidas organizações terroristas, vindo por essas fronteiras”.

Pesquisa popular
O publico parece apoiar um maior controle das fronteiras. Três - quartos dos entrevistados de uma pesquisa feita pelo Time Magazine, em janeiro, dizem que os EUA não está fazendo o bastante para impedir que imigrantes ilegais que entrem no país. Aproximadamente a mesma quantidade apóia um programa para o “trabalhador-convidado” destinado aos imigrantes ilegais. Porém, 46% disse que esses trabalhadores deveriam retornar primeiramente para seus países de origem, para depois serem empregados nos EUA. Cerca de 50% dos entrevistados é favorável a deportação de imigrantes ilegais.
O projeto de lei do senador Frist levanta a questão da permissão de trabalho temporário, mas com uma maior vigilância das fronteiras e dos empregadores de mão-de-obra ilegal.
Já o Líder da minoria no Senado, Harry Reid, D-Nev, é a favor da união do trabalho. Ele disse que fará tudo que puder, para frustrar os ideais de Frist.