Bush e Merkel discutem programa nuclear iraniano

Por Gazeta Admininstrator

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, manteve hoje uma conversa telefônica com a chanceler alemã, Angela Merkel, para abordar o polêmico tema do programa nuclear iraniano, informou hoje a Casa Branca.

Segundo explicou o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, a conversa de hoje representou "uma continuação do diálogo" entre os dois líderes, iniciado no último dia 13 em Washington.

"Falaram sobre as ambições nucleares do Irã e os passos a serem seguidos após os recentes acontecimentos", explicou o porta-voz.

A secretária de Estado, Condoleezza Rice, abordou hoje o tema em conversa com o alto representante de política externa da União Européia, Javier Solana. Os dois se mostraram favoráveis à opinião de que não faz sentido retomar o diálogo com o Irã se "não houver nada de novo para ser colocado sobre a mesa" de negociações.

Rice ressaltou que "não há muito sobre o que falar", e que não se deve permitir ao Irã ter a capacidade para possuir armas nucleares ou "desenvolver atividades que possam levar a isso".

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) anunciou hoje uma reunião extraordinária de seu Conselho de Governadores para o próximo dia 2 para tratar sobre o caso iraniano e determinar se o mesmo deve ser encaminhado ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

O Irã retirou no último dia 10 os lacres de sua central nuclear de Nazran colocados pela ONU e recomeçou as atividades para o processamento de urânio, que estavam paradas há dois anos e meio.

Nesse período, o país islâmico manteve negociações com a União Européia, representada pela Alemanha, o Reino Unido e a França, para obter incentivos econômicos em troca da renúncia ao programa nuclear. No entanto, há uma semana os três países europeus denunciaram que as conversas tinham chegado a um ponto morto, e que era necessário levar o caso à ONU.